Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

MASSALA CHAI - CHÁ INDIANO




Uma das coisas preciosas e inesquecíveis com a qual a Índia nos presenteia é sem dúvida seus aromas e cores.
As cores, podemos fotografar e deixar registradas em nossos arquivos, mas seus perfumes são registros emocionais, que ficam guardados em um canto qualquer do nosso paladar de afetos.
Quando estive na Índia, me senti em casa, absolutamente confortável em meio daquele caos, que é dificil de traduzir em palavras. Uma das coisas que me fez sentir tão à vontade, foi sem dúvida a forma como era recebida em cada lugar que chegava.
Havia um ritual de boas vindas, que se fazia presente nas ruas, nas lojas, nos templos...o Chai. O Chai é um tipo peculiar de Chá, que possui um paladar rico e saboroso, e ao mesmo tempo em que adoça a alma, recupera o físico.
Quando mergulhei na cultura Cigana, não tive dúvidas que este povo aromático trouxe de lá suas raízes ancestrais. São feitos de cor, de som e de aromas. Daí tiram sua força e suas magias. Se estão felizes bebem chá, se estão tristes bebem chá,se querem um noite de amor especial ou se preparam um ritual mágico, tem chá!
As misturas feitas nas bebidas das duas tradições, é repleta de temperos que trazem seus simbolismos místicos e compõem uma bebida energética e revigorante, que acaba por ser de certa forma sempre ritualistica. Portanto, ao prepara um Chá Cigano ou o Chai Indiano, façam com amor, acrescentando uma magia de união e felicidade para estreitar os laçõs afetivos entre os que vão beber.
Essas bebidas sempre tem um toque pessoal, portanto modifique as proporções, ou retire um tempero, quando sentir que é melhor ao seu paladar. Na India, há quem coloque um pouco de pimenta do reino!
CHAI

3 saquinhos de chá preto ou três colheres de sopa de chá preto a granel
5 cravos
2 pedaços de canela em pau
Gengibre ( uma colher de sopa de lascas)
4 sementes de cardamomo
Açúcar ou mel
2 xícaras de chá de leite
2 xícaras de chá de água
Modo dePreparo:

Em uma panela, coloque a água, o cravo, a canela, as sementes abertas de cardamomo e uma colher de sopa de lascas de gengibre. Deixe a mistura ferver por, no mínimo, cinco minutos e , acresecente o chá preto e por fim o leite e o açúcar ou mel a gosto. Quando o leite levantar fervura, desligue o fogo. Em seguida, coe e sirva.

Rendimento: Duas xícaras grandes
Aproveite e desfrute deste momento com saúde e alegria!

4 comentários:

  1. Gostaria de saber o que realmente é cardamomo e como encontar.
    Será que isto e a tal pimenta a qual eles tanto se refere?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, tudo bem?
    Achei melhor fazer uma nova postagem sobre o Chai! Vou colocar a imagem do Cardamono e dar outras dicas, ok?
    É so passar aqui no Blog e conferir, assim ficará melhor para voce identifica-lo. Mas se quiser pode tentar encontra-lo em lojas que vendem produtos à granel, aqui no Rj por exemplo tem a CASA Pedro. Mas se for usa-lo presisa abrir o cardamono para facilitar que seu sabor saia. Abraços e felicidades, Sonia.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    eu queria saber o que é massala,se é uma planta?

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Na India, costuma-se chamar por massala, vários tipos de mistura de especiarias que servem no preparao de alguns pratos e bebidas, e também para confecção de incensos, nesse caso usa-se a mistura de ervas aromáticas e outros produtos.
    No caso do Chai, as especiaria usadas são essas acima, mas geralmente cada família tem seu jeito próprio de preparar a massala ou mistura, personalizando a bebida.
    Espero ter respondido, se tiver outras dúvidas responderei com prazer se souber, ok?
    Sonia

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!