Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

MAIS EXPLICAÇÕES E DICAS SOBRE O CHAI, ESSA DELÍCIA INDIANA...





Escrever sobre o chai é tão gostoso quanto saboreá-lo. Quando penso em chai, logo vem a lembrança de seus aromas fortes e quentes que deixam a cozinha e casa perfumada e calorosa, uma ótima ideia para esses dias frios...
A maioria dos ingredientes que usamos no chai já nos é bem conhecida, pois faziam parte do comercio de especiarias que vinha das "Índias", e a gente aprendeu a apreciar cravos e canela, em muitos dos doces que nossas avós faziam.
Mas o "Cardamono" é estranho para a maioria de nós aqui no Brasil. Trata-se de uma pequena vagem seca e verde , que contem sementes pequenas .
Por ser pouco conhecida e pouco consumida, dificilmente encontramos no super mercado, onde provavelmente seria bem mais caro. O melhor lugar para compra-lo são as casas que vendem produtos à granel, como a casa Pedro, aqui no RJ, pois o preço sai muito mais em conta.
O melhor jeito para abrir o cardamono, é colocando as sementes juntas dentro de um paninho limpo e socar com algum objeto. Assim as sementes se soltam mais fácil durante a fervura, e você evita cortar os dedos tentando abrir o pequeno grão .
Outra dica que me ocorre, é substituir o leite em caixa, pelo leite em pó. Para meu gosto o paladar fica melhor, assim o chai fica mais encorpado.
Na Índia, eles tem por hábito jogar o chai fervendo de uma vasilha para outra, até que ele fique um pouco espumoso. Para quem preferi-lo assim, pode ser que um mixer faça um efeito semelhante.
No mais acho que ao começar a fazê-lo, a própria pessoa vai adequando seu paladar e descobrindo como fica melhor.
Qualquer dia desses vou experimentar queimar o açúcar antes de colocar a agua do chá, só para ver como fica o gostinho do açúcar queimado!!!
Boa Sorte, e meu desejo que o Chai traga saúde e aproxime pessoas em torno de uma boa conversa!

Em tempo: As imagens ai de cima, são do cardamono, ou cardamomo. Planta originária da India, com efeitos digestivos, diuréticos, anti-septicos, etc...Também faz parte da cultura Árabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!