Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

sábado, 24 de outubro de 2009

BARALHO CIGANO: CARTAS TEMÁTICAS



Cartas Ciganas, minhas amadas cartas...



(Baralho Cigano alemão)

Estava pensando em como poderia dar continuidade às postagens sobre o Baralho Cigano, e recebi uma sugestão aqui no Blog, que veio de encontro as minhas questões.
Como não acredito em "coincidências", tenho certeza que as perguntas lançadas ao vento, o vento cigano responde, rsrsrs...
E a resposta veio em forma de sugestão, de que pudéssemos expandir algumas idéias de interpretação a partir de leituras maiores, de 5 ou 7 cartas.
Acho difícil o desafio, pois as interpretações dependem na maioria das vezes da interação entre as pessoas envolvidas no oráculo. Mas podemos tentar usar alguns exemplos, em forma de estudo, inclusive trocando idéias sobre isso.
Para que esse exercício se torne mais interessante, acho importante trazer as referências temáticas das cartas que são usadas nos jogos!
Quando o consulente quer saber algum assunto específico, como saúde ou filhos, etc, podemos usar algumas cartas como se elas simbolizassem o "tema" escolhido pelo consulente, pois elas representam um tipo de assunto ou questão que fica claramente definido pela carta, e a partir delas escolher até 7 cartas para ler a resposta.
Vamos ver em seguida quais são as "cartas temáticas":


  1.  carta 3 - Navio: saúde física, viagens mudanças


  2.  carta 4-  Casa: lugar onde se vive, casa espiritual,trabalho, escola


  3. Carta 5- Árvore: corpo energético, vitalidade


  4. Carta 9-  Bouquet: Situação emocional


  5. Carta 11- Chicote: Magias


  6. Carta 13- Criança: filhos pequenos ou não.


  7. Carta 18- Cão: Amigos, vida social


  8. Carta 19- Torre: Espiritualidade
  9. Carta 21- Montanha: Questões na justiças, assuntos legais, processos
  10. Carta 24- Coração: Amor
  11. Carta 25- Aliança: Sociedades, casamento, firmar um contrato
  12. Carta 26- Livro: Trabalho, estudo
  13. Carta 28- Homem: Perguntas sobre um homem
  14. Carta 29- Mulher: Perguntas sobre uma mulher
  15. Carta 34- Peixes: Dinheiro, situação financeira
  16. Carta 35- Ancora: Bens materiais

Existem várias formas de usar as cartas temáticas, mas existe uma forma muito simples, que para mim, é capaz de dar respostas muito claras, mas cada pessoa precisa descobrir qual é o jeito que se sente melhor colocando as cartas, até porque nessa escolha na maioria das vezes há um envolvimento com a egrégora espiritual.

Uma forma simples de jogar seria essa:
Depois de feita a abertura do jogo, para perguntas sobre um assunto especifico que envolva uma das cartas tema, as cartas são embaralhadas, o consulente corta o baralho em tres partes, as cartas são abertas em leque e o consulente ou o oraculador,escolhe sete cartas e as coloca uma ao lado da outra.
Carta tema: 1 2 3 4 5 6 7
Essa sequência de sete cartas constitui uma resposta em forma de frase oracular, que precisa ser compreendida não apenas pelo significado que possuem individualmente, mas pela combinação entre elas que vão sendo associadas pela intuição.
Na próxima postagem vou colocar um exemplo prático de um jogo, assim ficará melhor a visualização e leitura!
Que todos tenham um lindo dia abençoado pelos Mestres Ciganos!

Um comentário:

  1. Olá!
    primeiro de tudo, adoro o seu blog. Já li várias e várias postagens suas, e normalmente quando busco algo no google sobre baralho cigano e o google linka o seu blog, normalmente eu sempre leio o que vc tem a dizer. ´Muito obrigada por dividir seus conhecimentos conosco.
    Segundo, o próprio baralho, sozinho, pode usar carta temática sem que eu determine?Uma das minhas melhores amigas pediu pra que eu jogasse pra ela, porque descobriu que o cara que ela gosta voltou pra noiva escondido, mantendo o relacionamento com ela em paralelo. Ela disse que ia romper o relacionamento com ele, que era decisão tomada, mas queria saber qual seria a reação dele. saiu caixão- casa- chicote. Eu fiquei confusa, vi duas possibilidades. a primeira, de sim, ele se afastar dela já que ela descobriu e não aceitou a situação, porém ele vai sim sentir falta dela. Foi o que eu disse a ela. A segunda teoria, fiquei achando que se casa não falaria do relacionamento com a noiva, que ele poderia acabar brigando com a tal da noiva.Não quis gerar expectativa nela e falei só a primeira opção.Em um grupo de estudos de baralho cigano que eu participo no fb, uma pessoa falou pra mim que o baralho escolheu a casa como carta tema, que eu deveria apenas analisar os espelho, caixão e chicote, que ele enterraria os desejos sexuais pela consulente (no caso simbolizados pelo chicote) e que se manteria na zona de conforto, a casa, o relacionamento com a noiva.Eu achei até que tem algum sentido a interpretação, mas enfim, sem que eu determine, o próprio jogo pode usar uma carta temática?
    Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!