Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

BARALHO CIGANO E O NAIPE DE OUROS



"TREVO/ CAIXÃO/ FOICE/ CORUJA/CAMINHO/ LIVRO/ SOL/ CHAVE/ PEIXES"

Após ter feito o último post falando de um relacionamento, recebi algumas sugestões sobre tópicos: os naipes contidos nas cartas, onde sempre aparece um Arcano principal e uma cartinha pequena representando o baralho comum, o tempo, impressões gerais, etc...

Como a sugestão acabou por tocar em várias questões vou colocando aqui no Blog aos poucos, e espero que possa contribuir para ampliar uma visão do jogo.

Gostaria ainda de comentar que não há exatamente uma regra clara para jogar, algumas pessoas inclusive jogam apenas seguindo sua intuição, e o fazem muito bem por sinal.
Para mim, por força do hábito de pesquisar e estudar, e por ser iniciada numa ordem esotérica e comprometida com os Caminhos Ciganos, me sinto mais à vontade quando consigo unir o saber intuitivo,o formal com o espiritual.
---------------------------------------------------------------

Falar do Baralho Cigano, sempre nos faz  ir em muitas direções, e assim fica cada vez mais claro o quanto esse oráculo é um instrumento de muita sabedoria e força mística, ao qual podemos associar muitos conhecimentos esotéricos.

Quando abrimos um jogo completo, uma Mesa Real por exemplo, temos todas as cartas dispostas ali, e nossa forma de leitura vai depender da orientação que recebemos para dar caminho ao jogo.  Quando fazemos tiragens menores que incluem 3, 5, 7 cartas fica bem mais fácil observar a impressão que ela nos passa:
1. As cartas são positivas ou negativas?
2.Qual a ordem em que sairam as cartas?
3.Como posso combina-las numa leitura?
4. Qual a predominância dos naipes que sairam? etc...

Para cada pessoa há uma coisa à mais para observar, mas eu pessoalmente gosto de ver qual o aspecto energético sobressai sobre os outros , e esse indicativo é dado pelo naipe contido no Arcano menor.
-------------------------------------------------------------

NAIPE DE OUROS E O ELEMENTO TERRA

Ouros representa o elemento terra e a capacidade de concretizar e materializar desejos divinos e humanos, sonhos e projetos.
 Por estar ligado à terra, tem a energia de fecundação, trazendo essa energia com tal força de manifestação, que ela é capaz de realizar-se aos nossos olhos.
Representa o esforço, a força de vontade, a capacidade de gerar, construir, sedimentar situações.
Relaciona-se ainda ao próprio corpo humano, como um aspecto de nutrição, saúde, cuidados, fertilidade, sensualidade.
No aspecto mais material da terra temos os ganhos financeiro, dinheiro, moeda, negócios, visão prática, lucros, etc
No aspecto mais sutil do elemento terra/ ouros, vamos também nos deparar com sua polaridade: a prosperidade,  a capacidade de concretização dos projetos, obstinação, no pólo positivo e a ganância, o controle, o excesso de crítica, a rigidez, o materialismo exagerado, no aspecto negativo.

A terra tanto gera, quanto consome, e é assim com os demais elementos também, todos possuem um lado gerador e outro destruidor, e seu ponto de equilíbrio.

Se tivéssemos feito uma pergunta simples (sim ou não) no Baralho Cigano sobre um negócio, e a resposta fosse positiva, com Livro - Sol- Peixes, por exemplo, diria que esse sim, tem uma força representativa muito maior pois traz o simbolismo místico da terra, do ouro, da riqueza e da prosperidade, e nesse caso seria um ótimo negócio, mas por outro lado, daria um conselho, " cuidado para não ficar muito ganancioso, pois nem toda riqueza se reduz ao dinheiro..."

Embora nem todos os Baralhos Ciganos tenham o Arcano menor impresso, eu acho muito bom ter esse elemento a mais para visualizar no jogo, acho que acrescenta um elemento extra no entendimento do momento que o consulente passa,  fazendo uma comunicação imediata que dá o colorido energético da resposta.

Por hoje fico por aqui, espero ter sido clara, e se não fui podem deixar as dúvidas no próprio Blog ou por e-mail.

Paz, Luz e muita saúde para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!