Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CARTAS INVERTIDAS NA CARTOMANCIA CIGANA




Você já reparou que de vez em quando ao abrirmos um jogo, algumas cartas do Baralho saem invertidas, ou seja, de cabeça para baixo?

Qual o significado disso, e ele precisa ser considerado dentro da interpretação?

Para mim não considero isso como um fator de importância, nem vejo a carta com seu simbolismo invertido, pois o Baralho Cigano e suas variantes, já são por demais ricos em simbologia e ao meu ver, atende todas as necessidades de respostas do consulente.

A maioria das pessoas que conheço e usam o Baralho Cigano também não se utilizam dessa prática, porém sei que algumas pessoas preferem ler a carta que sai com a figura de cabeça para baixo como se o conteúdo simbólico mudasse de sentido. 

Creio que essa prática seja oriunda dos Baralhos de Tarot, onde a leitura segundo certas escolas  combina um aspecto esotérico, onde a luz se transforma em sombra e a sombra pode transformar-se em luz, mas mesmo entre os tarólogos não existe uma regra geral para essa prática, onde concluo que tanto nas leituras do Baralho Cigano, quando nas tiragens de Tarot fica por conta de cada pessoa decidir qual o código que deve seguir.

Existem muitas formas de abrir o Baralho Cigano e em algumas delas já nos fica explicito onde está o "negativo" e o "positivo" do jogo. Em outros casos a própria sequência e as combinações que surgem já apontam o sentido e o valor da resposta.

Existe também uma técnica de abertura de cartas que é muito utilizada originalmente no tarot o Péladan e também usado no Baralho Cigano, que traz também algumas confusões com a 1ª e 2ª posição, na primeira é o que há, o que existe e ocorre naquela posição, e na segunda é o que não há, ou aqueles arcanos que ali aparecem não ocorrem ou acontecem no problema. Neste caso a confusão acontece com a segunda posição onde ocorre o erro de ler a posição invertida ou o sentido contrário.

Creio que cada pessoa deve descobrir como o Baralho responde melhor segundo seu estilo pessoal, e isso se aplica a varias situações: Tipo de Baralho, rituais de abertura, condições pessoais e predisposições para abrir o jogo, vestuário, técnicas de leitura, etc...

Quando jogo sigo alguns critérios da tradição Cigana:
Uso saia, me abstenho de alcool, sexo e comidas pesadas, faço um ritual silencioso de abertura com prece, perfumo minhas mãos, converso um pouco com o consulente, tiro uma carta antes dele chegar, etc...

O importante é estudar muito, dedicar-se, aliar valores pessoais e espirituais positivos, levar uma palavra amiga e de esperança ao próximo, descobrir como é seu jeito de jogar, e seguir a intuição e o coração!

Desejo a todos muita sorte e felicidade nessa estradas Guitanas, e que o Cigano Artêmio dê a todos que usam o Oráculo a "boa palavra" a quem nos procura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!