Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CARTOMANCIA COMUM, SIGNIFICADOS BÁSICOS




A arte de prever o futuro e tentar encontrar saidas e soluções para os dilemas humanos, vem de longa data. Existem alguns oráculos muito bem elaborados e com grande conteúdo psicológico na simbologia de seus Arcanos, por isso mesmo alguns são usados como suporte terapêutico, como o Tarô por exemplo.
Os Arcanos maiores fazem uma leitura mais intelectual e aborda questões que são amplamente discutidas entre os profissionais de diversas áreas do saber.

Os Arcanos menores do Tarot representam os acontecimentos do dia à dia, em muito lembrando o Baralho Cigano, sendo que a arte divinatória com Baralho comum não segue necessariamente a interpretação que é usualmente feita nos minorarcanos do Tarot.

Existem várias tradições que usam esse Baralho de carteado, entre eles: Ciganos, Bruxas ( principalmente na Europa), e aqui no Brasil pessoas que começam com algum tipo de jogo e são orientados espiritualmente na direção desse tipo de Baralho.

Em relação ao Baralho Cigano, mesmo com a diferença entre as escolas Européia e Brasileira, o valor simbólico é bem definido, até porque temos a figura para nos orientar, isso já não acontece com esse baralho comum, o que dá margem para vários tipos de leitura.

Algumas leituras usam todas as cartas, inclusive o Curinga. Outras apenas os Ases, e do sete em diante. Outras apenas do As até o cinco e as figuras da corte...outras pessoas escrevem nas cartas os signuficados ditados por sua Pombo Gira!!!

Essa explicação é apenas para deixar claro que não há uma regra comum que nos guie em relação à esse Oráculo. Vou colocar algumas formas de trabalhar e descubra aquele que lhe der maior conforto e segurança.

A linguagem desse Baralho é simples, como o Baralho Cigano, fala de coisas do cotidiano e tem excelente capacidade de previsão. É bom começar devagar e ir descobrindo seu próprio jeito de lidar com ele.

Hoje vou colocar uma visão geral de cada carta e seu desenvolvimento como uma ação que se desenrola:

Ases - começos, inícios, partidas em direção a algo.

Dois - polaridade, opção, desafios

Três - a evolução da escolha feita, o amadurecimento da situação.

Quatro - Estabilidade, sem mudanças, estagnado.

Cinco - saúde, corpo, confrontos, desafios.

Seis- ação, reflexão, direção que pode seguir.

Sete - ações impulsivas, ação do destino que podem trazer ou não problemas e competições.

Oito - Superações das dificuldades, o que pensamos e como pensamos.

Nove - Início de concretizações, colher os frutos.

Dez - Finalização, conclusão, amadurecimento final de uma situação.

Continua...com as figuras da corte.

bjus!

12 comentários:

  1. Oi, Sonia... adorei suas informações... e quanto ao significado das cartas uma a uma? voce vai ensinar a gente? beijos....

    ResponderExcluir
  2. Vou sim, pode esperar que essa semana vou dar uma aquecida no baralho comum!
    bjkas

    ResponderExcluir
  3. Simplismente estou apaixonado pelo o seu blog!As ricas informações aqui postadas são difícil de serem encontradas em livros e sebos por aí a fora. Não conheço a cartomancia mas nasceu um desejo grande de estuda-las depois que lí o que está postado aquí. Bjs Messias Gomes.

    ResponderExcluir
  4. Oi Messias, nossa, fico honrada com suas palavras, e sou muito grata à todos os amigos que acompanham o Blog, pois me lançam em muitos desafios cartomânticos, rsss
    Fiz o Blog com esse objetivo, que fosse claro, profundo e trouxesse o rico universo Cigano para um lugar em que merece estar.
    Sou mais uma entre muitos que por amor e respeito a essa egrégora tem a felicidade de partilhar dos seus encantos!
    Esse é o espirito da Tzara da Estrela!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Aguardando anciosamente o significado uma a uma...bjux

    ResponderExcluir
  6. Sonia, comecei a pouco meus estudos sobre baralho comum, pois bem hoje tirei 3 cartas para saber sobre meu dia e sairam 10 de paus, 9 de ouros e 6 de espadas, posso concluir que o meu dia vai ser dificil e terei algumas dificuldades relacionadas a Dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany como interpretação básica esta ok. Pode ser melhor avaliada se pensar que algo desejado e merecido como um presente, um aumento de $, que vc esperava ou foi prometido nao se cumprirá. Mas sem sofrimento. Vs ira lidar bem com isso.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ok Sonia foi verdade mesmo rsss..!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. o 9 de ouros te saído muito? Ontem perguntei se Fulano está apaixonado por mim? Saiu, 5 de espadas 9 de ouros rei de copas. E em outro momento perguntei sobre o fim de semana
    5 de copas, 9 de ouros, rei de espadas... Por saírem cartas vermelhas tenho uma visão otimista, mas ao mesmo tempo as cartas com espadas me cofundem e vejo as respostas numa perspectiva mai negativa... é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, por curiosidade estou a começar tentar a cartomancia através de um baralho comum, e acabei por vir parar ao seu blog, no entanto reparei que de sitio para sito o significado individual das cartas pode variar e muito por vezes até é o oposto, consegue-me explicar o porque ?
    Obrigado

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!