Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Os Orixas dentro do jogo e as muitas dúvidas que nos ocorrem!!!


TIRANDO DÚVIDAS Nº 2

"Nos livros de cartas ciganas, algumas cartas trazem informações sobre os orixás! O que você diz, na sua prática, no seu conhecimento essa informação acrescenta algo a mais na leitura? Seria essa uma informação, onde num jogo, tornaria uma mensagem mais divina, ou uma mensagem dos mentores?



Sempre acreditei que nas cartas pudessem ser lidas mensagens com um algo a mais, e não somente coisas do nosso dia a dia. O que você explicou sobre o mensageiro - carta 1 - é muito bonito, ela nos lembra das oportunidades que todos temos por estar vivo e por ter uma nova chance de viver. É de leituras assim que eu gostaria de ter nas minhas cartas.
Faço muita confusão na hora da leitura e percepção delas. Contar com ajuda e orientação da sua Cigana é muito gostoso Sonia, sinto um abraço carinhoso em cada resposta que me dá, e nos meus pensamentos retribuo o carinhoso abraço à você e sua Ciganinha. Abraços sinceros..."

"Vamos às respostas:
Querida Ciganinha, acho suas questões muito oportunas, pois o Baralho Cigano é de uma riqueza tão grande que realmente abre para muitas facetas diferentes.
Acho que devemos dar um passo de cada vez, e assim seguiremos uma estrada que é longa, árdua e cheia de boas surpresas, porém cheia de inúmeros desafios e riscos.
Considero que o Baralho possa falar sobre muitas coisas, desde que voce esteja apta no conhecimento para "dar conta" do recado ou aviso que ele transmite, e para isso é preciso um entendimento da umbanda, dos Orixas e dos fundamentos mágicos e ritualisticos que compreendem esses caminhos.
Muitas vezes é simples, e qundo sentimos por exemplo, que um Erê "fala no jogo" trazendo alegria e proteção, não há mal em comunicar isso.
Muitas vezes quando jogo, pela afinidade e simpatia que tenho com Exus e PomboGiras, escuto os nomes dos Compadres, mas só falo quando sei que o consulente faz parte dessa linha de trabalho,e sempre oriento coisas simples, pois mexer com Exus pode causar grandes quisilas...
No meu entender, para quem tem necessidade de buscar respostas dos Orixas, o melhor é procurar alguem de competencia nos Buzios e oráculos desta natureza. Alguns Ciganos homens dominam este item, mas nem todos.
Costumo avisar algo quando sinto necessidade, e ensino algumas magias para abertura de caminho, trnsformações de situações difíceis, etc.
Mas para lidar com Orixas, temos que conhecer o fundamento das comidas, e ritos ancestrais...
Eles estão reprsentados na Cartomancia Brasileira, pois de forma geral amamos a Umbanda Querida, mas é completamente desconhecido nos outros países.
O ideal para quem começa, é conhecer profundamente cada Arcano, ir trabalhando a intuição, fazendo jogos menores i ir anotando pois muitas coisas só conseguimos ver depois!!!
Como tenho muitos anos dentro do trabalho terapeutico, utilizo minhas leituras para ajudar a trazer consciencia para quem leio, mostrando pontos que podem ser transformados e outros que podem ser melhor enfrentados.
Com certeza, em breve voce estará fazendo isso, do seu jeito, com sensibilidade e coragem, ok?
O Baralho é para nunca mais deixar de ser estudado...assim nosso jogo cresce, e nossa intimidade com a família destes Mestres aumenta!
Só para finalizar, cada arcano representa facetas de nosso psiquismo e natureza humana, por isso são lindos e mágicos!
bjus e felicidades!


Sonia

4 comentários:

  1. Silvinha(guarulhos)08 junho, 2010 09:36

    ola sonia querida,gostei do tirando duvidas,sou umbandista,e ja passei pela situacao de um compadre responder no jogo,e um pouco confuso,pois acredito que nao devemos misturar as energias,mas as vezes fica dificil segurar,geralmente nesses momentos paro e penso a mensagem nao faz sentido para,mas com certeza fara para o outro,e no final da tudo certo,pois e isso mesmo o outro entende o recado,Sonia me tira uma duvida e nescessario que se escolha entre uma coisa ou outra,sou de familia umbandista e eles nao aceitam muito que eu goste de outras coisas,e dizem que eu preciso escolher uma unica coisa,amo a umbanda e o auxilio que se presta as pessoas,assim como amo trabalhar com reike,cromo,cristais e florais e as cartas ciganas,acredito que tudo e uma forma de auxilio e ajuda nessa nossa jornada,apesar de meus familiares nao aceitar muito qdo a porca torce o rabo todos sabem a quem procurar,imagine so quem e.......me diga amiga cigana e nescessario se fazer escolha.....Bjus no seu coracao paz e luz,que as mamaes Sara e Oxum te abencoe e ilumine cada vez mais...ate mais,e obrigado por tudo ser iluminado......

    ResponderExcluir
  2. Silvinha, lá vai minha opinião, rssss....
    O ser humano é quem separa, a espiritualidade integra.
    Sou iniciada e sacerdote de uma casa onde a base é Teosófica, esotérica, e para o serviço ao público temos a Umbanda onde vem todos os amigos Exus, Caboclos, Vovos, Eres, manifestações dos Orixas, todos que "vibram" com a egrégora da casa.
    Os Ciganos me "Sequestraram", e hoje, dentro dos Ritos Ciganos, tive a autorização de coloca-los em um Altar dentro da Casa.
    Não há conflitos entre os irmãos espirituais!
    O que há é briga de egos aqui do lado de fora, mais por desconhecimento e medo!!!
    Falei, rssss
    Siga seu caminho e seu coração, Ciganos adoram uma gira de Exu, e muitos Exus vem em gira de umbanda, mas na verdade são Ciganos disfarçados!!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Quero dar meu pitaco também, rs.
    (sou a anonima do jogo das 9 cartas... rs)

    Sou espirita, desde criança sabia antes que alguém da minha família ia desencarnar... ouvia chamar meu nome, via gente desencarnada, mas nada me incomodava até o acontecimento de um fato que me deixou assustada e me levou a doutrina. Bem, o que quero "pitacar" é que nas sessões de trabalho tenho visto (já há algum tempo - muito antes de me interessar pelo baralho) uma cigana perto de uma colega; na última sessão de trabalho mediunico ela abriu as cartas na mesa, mas só consequi ver uma única carta, o 4 de ouros. (Detalhe, na semana passada a minha colega não estava no trabalho).
    Outro caso aconteceu no trabalho mediunico, que é exatamente o que a Sonia falou: "O ser humano é quem separa, a espiritualidade integra". Esse outro fato me fez pesquisar o que tinha a ver a umbanda com o espiritismo e me surpreendi.

    Estou aprendendo a interpretar as cartas, sabendo que, se o pessoal do centro espirita souber disso eles definitivamente não vão gostar... caminhos, caminhos. Escolhas, escolhas...

    Bjs
    Luz e Paz.

    ResponderExcluir
  4. Não é menina? Nossos amigos estão ai para ajudar. Que grande honra ter uma Cigana numa mesa, trazendo preciosa informação: 4 de ouros!
    Quem sabe ela quis dizer: "Estou trabalhnado pela riqueza e prosperidade espiritual dos trabalhos de hoje!"...
    Caminhos, escolhas e entre eles "muito preconceito, não é Ciganinha?
    Temos que deletar essa coisa feia que insiste em aparecer até mesmo no meio espiritual!
    BJKAS

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!