Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

domingo, 29 de agosto de 2010

Uma montanha de desafios no caminho da justiça!

 

20Card21    

Quando criança, eu tinha mania de colecionar pequenas poesias que saiam no Jornal do Brasil. Recortava com cuidado e colocava na minha carteira. Dia após dia eu relia as que mais gostava.

Uma delas me chamou tanto a atenção, que até hoje eu me lembro dela sempre que passo por alguma dificuldade!

Não me lembro de sua estrofes, mas ela dizia que “Ao subir uma montanha, devemos ter muito cuidado e prestar atenção à subida., pois em algum momento podemos cair e teremos de subir de novo. Se isso acontecer, e tivermos prestado a atenção na subida, teremos mais facilidade da próxima vez, não nos ferindo ou caindo nos velhos e conhecidos obstáculos…”

Esta carta aqui no Brasil, ganhou as bênçãos de Xangô, o patrono da Justiça, mas esse aspecto de justiça e assuntos legais só é considerado por aqui. Nem na Europa, nem nos Estados Unidos, esse Arcano ganhou essa representatividade!

Particularmente vejo esse aspecto “entre aspas”…porque?

Antes dos Arcanos ganharem a influencia dos Orixás, eles trazem sua carga simbólica primeira, e no caso da Montanha, essa simbologia fala de um enfrentamento de um desafio bastante importante, que cumpre sua função quando é de tal modo enfrentado que se consegue alcaçar a meta final que é chegar ao topo, para então começar a descida, com uma visão ampla da situação e com uma riqueza de aprendizados.

Se a montanha aprece no jogo, de nada adianta trapacear e contorna-la, pois o trabalho existencial não se cumpre…

É fato que quando consideramos a “Carta Tema” e perguntamos sobre situações na justiça, podemos usar a Montanha, a nobre carta 21 como sua representante. Mas dentro de um jogo maior é bom avaliar com cuidado, pois nem sempre essa carta vai falar de ”Justiça ou de situações legais”.

 

montanha 1                                                                          

O Arcano 21 tem sua força simbólica no desafio que representa, ele desperta em nós a necessidade enfrentar os problemas, superar as grandes barreiras. São desafios tão intensos que criam bloqueios , barreiras naturais e ai o desafio humano se intala: O que fazer? Enfrentar, desistir, lutar?…Mas como?!

Esse post é um aquecimento para o tema JUSTIÇA, que será desenvolvido nos próximos dias. Hoje, quis apenas trazer uma visão mais ampla sobre o assunto, para não ficarmos presos num único simbolismo, ok?

A Montanha é viva, e só pode ser movida ou enfrentada pela fé, persistencia e coragem!

Mil felicidades e benção de Sara para todos nós!

Sonia

6 comentários:

  1. Sonia,tenho uma dúvida que me persegue em relação a essa carta...quando aparece no jogo a carta 21 sabemos que enfrentaremos grandes dificuldades,mas ela pode afirmar que venceremos essas dificuldades? Ou vence-las dependerá de nós? Digo isso porque no caso das nuvens,a carta afirma que são obstáculos passageiros... Tenho uma coisa dentro de mim que quando a carta 21 aparece,mesmo sabendo que são grandes dificuldades...Sinto de maneira muito forte que no alto da montanha existe um belo horizonte e algo me diz: não perca nunca a esperança,existe um horizonte repleto de coisas boas à sua espera! O que você me diz sobre isso? Tenha uma noite de paz e uma semana abençoada por todos os nossos amigos espirituais.BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Sonia.

    Hoje estou passando cedinho para lhe desejar uma semana de muita Paz e Realizações!!!
    Que as bençãos de nossas Mães Divinas recaiam sobre ti.

    Beijos

    P.S: Achei lindo o post abaixo sobre o alecrim, adoro alecrim, sempre passo essência de alecrim nas mãos antes de abrir meu baralho, também gosto de usá-lo nas velas, no livro eu não sabia, com o vestibular chegando vou repassar esta dica a quem puder...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa, bela percepção da carta 21!
    A poderosa montanha é um verdadeiro desafio para nós. A vitória depende da capacidade de enfrenta-lo. Coragem, determinação e disposição são fundamentais!
    É uma carta positiva, mas exige de nós!
    Dependendo de como sai no jogo, pode ser um grande obstáculo...Os Arcanos são assim, eles tem polaridades que variam de acordo com sua caida no jogo!
    Um beijo e paz em seu coração!

    ResponderExcluir
  4. Beijinhos Ciganinha Francia!
    Quanto axé vc me traz!
    A essencia de alecrim clareia a mente, outra essencia que é ótima é a de anis estrelado!
    Experimente deixar na mesa de jogo!
    Bjus e paz!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sonia ,

    Adorei a interpretação que destes dessa carta ! Sempre tive dúvidas em relação a ela, pois nao conseguia enxergar como um obstáculo , mais ou menos como a Vanessa disse, me dá uma sensação de superação , não sei ... deve ser porque adooro montanhas , rs .
    Mas esse post esclareceu muita coisa, é uma dificuldade enfrentada , "chegar ao topo".
    Adorei o blog,vou seguir!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Oi Thalita!
    Que alegria Ciganinha linda, te ver aqui!
    Pois é Tata, eu acho essa carta muito difícil de ser encarada, mas também quando a gente consegue entender o que a experiência da montanha quer nos dizer, com certeza algo em nós muda!
    Fica atenta pois as vezes ela fala de bloqueios do tamanho de uma montanha e de coisas que tornam tudo muito lento, quase um entrave...de qq modo enfrentar essas situações é sempre algo que exige mt de nós, principalmente paciência, rs
    Bjus querida, nossa casa é sua, e essa casa aqui tb é!
    bjus

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!