Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

domingo, 3 de abril de 2011

O Arcano2, os Trevos, e suas questões!

Card02 trevo2 trevos_2

Uma amiga do Blog, me trouxe essa questão:

“Estou com uma dúvida sobre a carta 2!

Lendo um livro de baralho Cigano fiquei meio na dúvida, pois fala sempre da carta 2 como uma carta  ligada a espiritualidade, por sinal é assim que ele a denomina, copiei as combinações das cartas para vc ver.
Tem algumas combinações que eu não entendi muito bem, como a combinação 2.Paus (Trevo)+5.Árvore=  Proteção de espíritos da mata, progresso espiritual.  Está certo essa combinação? Eu  via de outra forma,  como uma certa dificuldade em relação ao crescimento de algo…”

2 AS PEDRAS carta02-obstaculos

Separei algumas cartas que representam o segundo Arcano, o Trevo, do Lenormand, que chamamos costumeiramente de Baralho Cigano. Existe uma diferença figurativa importante entre as cartas que vem de outros países, e alguns baralhos que encontramos aqui no Brasil.

Existem diferenças também, na forma como são compreendidas: na Europa, e nos Estados Unidos, “O Trevo” representa a sorte, aquilo que surge em seu caminho como oportunidades que trazem bons resultados, um golpe de sorte!

Pelo contrário, aqui no Brasil, temos uma visão da carta 2, como dificuldades, obstáculos que surgem no caminho, causando atrasos. Mesmo que não sejam impedimentos totais, surgem como situações que dificultam chegar no objetivo primário.

Se observarmos essas cartas, vemos que os caminhos estão cheios de dificuldades, e para a travessia se concretizar, situações deverão ser superadas.

Durante muito tempo observei essa carta para entender como ela funcionava dentro do jogo, e por esse mesmo motivo discuti várias vezes sobre ela, inclusive com minha Shuvani.

“Viajamos” nessa carta, que para o contexto Brasil, é negativa, com base naquilo que nasce sem ser plantado, e exige de nós atenção e cuidados, e nesses cuidados vai-se um tempo. Na minha visão “um tempo necessário”, para que um salto de percepção seja alcançado.

Geralmente tenho feedbacks positivos com a interpretação da carta 2 na primeira casa da Mesa Real, e minha interpretação é que quando essa carta abre o jogo de alguém, uma série de situações vão exigir atenção e dedicação por parte do consulente, mas o saldo final é positivo, pois traz um amadurecimento e tomada de posição.

Não vejo com maus olhos essa carta, nem tampouco a leio como sorte absoluta, vejo-a como uma espécie de prova, que mede a verdadeira motivação de alguém, para alcançar seus objetivos.

Nossa amiga que leu um livro, pergunta se a combinação da carta 2 e outra carta está certa. Parece que dentro da forma que o autor vê o Arcano, sim! Ele trouxe para sua interpretação pessoal um aspecto mais ligado a espiritualidade, conectada ao 6 de ouros, que sugere que “é bem vinda a ajuda externa” e assim se baseia na leitura.

Ela, já entende essa combinação de outra forma, e eu entendo da mesma forma que ela!

Meu baralho de trabalho é Europeu, e em nada me sugere que a carta expresse um problema grande que não possa ser superado, nem que as dificuldades sejam tão grandes assim, também não sinto um apelo espiritual, de proteção, mas em todos os casos podemos pensar que na hora da dificuldade, contar com uma ajudinha dos amigos espirituais é de todo proveitosa, e dependendo do assunto, uma ajuda externa é ótima também, mas ainda aprecio mais o foco nos objetivos como prova do amadurecimento de um ideal.

Deixo aqui outros links, para sua leitura, caso seja de seu interesse:

http://tzaradaestrela.blogspot.com/2008/12/baralho-cigano-obstaculos-na-vida.html

http://tzaradaestrela.blogspot.com/2010/04/brincando-com-carta-2-os-trevos.html

Felicidades e boa semana para todos!

Optcha!

 

6 comentários:

  1. Bom dia Sonia.
    Muito obrigada pela explicação, fica até difícil achar um adjetivo para esse post, ficou simplesmente show de bola, você escreve com total maestria, mas Dom é Dom, né? rsrs
    Olha Sonia, eu continuo entendendo o arcano 2 como pequenos obstáculos/atrasos/dificuldades, porem, comecei a observar que interpretação dos arcanos é realmente muito pessoal, que as cartas respondem de acordo com o que cada cartomante estabelece como significado para determinado arcano, é lógico que se deve respeitar o significado na ítegra do arcano.

    Sonia, tudo que sei a respeito do baralho cigano aprendi com você, eu digo tudo, porque os livros não tiram nossas dúvidas nem explicam com tanta clareza e simplicidade como você faz.
    Muito obrigada por tudo, esse aprendizado levarei pra toda vida.

    Que Deus e os Mestres Ciganos continuem te iluminando cada vez mais!
    Tenha uma semana de muita Paz e Luz!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Francia!
    Que Sara te ilumine nesta longa e maravilhosa jornada!

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia, boa tarde querida.

    Um amigo meu, estava com a vida bastante enrolada nos ultimos meses, passou muita dificuldade inclusive financeira, esta semana apareceu para ele a possibilidade de conseguir um emprego, ele me pediu para abrir o baralho, eu tirei 3 cartas, usei aquele método de cortar o baralho em tres montes e puxar as cartas de baixo de cada monte. a sequencia das cartas foram 32.Lua/31.Sol/30.Lirios.

    Eu interpretei assim, que ele estaria saindo de uma fase difícil e estaria entrando em uma fase de muita prosperidade e que nessa nova fase ele finalmente iria poder "repirar um pouco" já que seria um período de paz, e quando a pessoa está em paz tudo está bem. Então logo ele tem grande chance de se dar bem nessa nova proposta de emprego.
    O que vc achou???

    Beijos e que S.Sara te guarde!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Francia, a Lua chamando a sequencia (é uma carta positiva)pode mostrar que as coisas melhoram para ele sim, que mesmo que ainda passe uma fase um pouco instável, ele tem chances de melhorar, até pq deixa de ser sonhador demais e cai na real! bjus

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Sonia. Estou aprendendo o jogo agora e essa carta me gerou dúvidas. Gostei da explicação que você deu. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Sonia. Estou aprendendo o jogo agora e essa carta me gerou dúvidas. Gostei da explicação que você deu. Obrigado.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!