Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

sábado, 9 de abril de 2011

Tem Orixá na Tzara da Estrela!

 Olá amigos, vamos sair um pouco da espiritualidade cigana e passear no mundo dos Orixás!

orixás

“Gostaria que me tirasse uma dúvida, por favor. Pesquisei sobre os orixás e para minha alegria, descobri que eles não gostam desses despachos com sacrifício de animais, que gostam de oferendas simples. Então tive uma intuição de colocar em cima de minha geladeira um copo com água filtrada, uma rosa branca sem talo com gotas de perfume de alfazema e oferecer a Yemanjá.

O que você acha? Também gostaria que você me desse uma dica para agradar as crianças, mas colocando também em minha casa. Qual o lugar mais correto? As crianças podem nos ajudar em tudo (emprego, venda de casa etc..)?”

Olá Ciganinha,

Vou fazer alguns comentários, com todos o respeito que tenho pelos Orixás, mas não tenho autoridade para falar sobre isso. Simplesmente vou deixar aqui respeitosamente, algumas idéias sobre o assunto, de forma que você se sinta respondida!

Os Orixás vem da tradição Afro e carregam uma fortíssima energia que vibra na coroa de todos nós, as vezes poderosamente na coroa de algumas pessoas e menos intensamente na coroa de outras. Alguns de nós são chamados pela espiritualidade para o culto dos Orixás dentro do Candomblé, outros os cultuam como forças benditas dentro da Umbanda, outras tradições espirituais não consideram essas energia como necessariamente tendo que ser cultuadas.

Diria que algumas pessoas , mesmo tendo um caminho na Umbanda, ou na espiritualidade Cigana, tem por questões Karmicas um comprometimento com o Santo, tendo que manter essas forças em equilíbrio dentro de seu campo de energia.

Isso traz como consequência, ter que de vez em quando oferecer obrigações para trazer um equilíbrio de forças e ajustes de energia.

Cada linha de trabalho tem seus fundamentos que são o Orô, segredos que são guardados pelos chefes dos cultos. O culto aos orixás tem muitos segredos e seus ritos guardam condições que são incompreensíveis para os que não a conhecem profundamente, por isso não julgo nem condeno como cada um pratica seus rituais.

Achei seu trabalho para a grande Mãe Yemanjá, muito delicado e lindo, e creio que trabalhando com elementos simples e naturais você não corre risco de errar.

Uma idéia é colocar uma pequena imagem dela e estar sempre trocando as flores, e criar um cantinho para representar seus apetrechos: perfume, espelho, pente pequeno, etc.. e assim criar um campo com essa energia.

Se for só assim está bem, mas se resolver oferecer coisas mais complicadas como comidas, deve ter cuidado pois os Orixás tem sua quizilas, e o que é para ser um bem, pode acabar como um problema!

O local ideal para criar seu altar é em um ponto um pouco mais alto, um pouco acima de sua cabeça, e fora do seu quarto de dormir.

050

Para agradar os Erês, você pode colocar Uma imagem de Cosme e Damião, e manter sempre um pratinho com doces e pequenos brinquedinhos, peça com devoção e esteja certa que os Eres são grandes trabalhadores do mundo espiritual podendo atuar em quase todas as áreas de sua necessidade!

Boa sorte!

10 comentários:

  1. ola sonia,gostaria de uma explicaçao sobre o altar tenho um em meu quarto com santa sara, nossa senhora aparecida e um casal de ciganos pode continuar em meu quarto ou não?
    bjs muita luz

    ResponderExcluir
  2. Oi Angela, tudo bem?
    Querida, o quarto é um lugar de intimidade, e momentos de descanso. O altar deve ficar em um lugar neutro. Se vc achar que seu quarto é um lugar neutro, tudo bem! Mas se voce compartilha do quarto com outras pessoas, seria melhor fazer seu altar em outro lugar.
    Na Tzara tenho um altar dentro da sala de trabalho, para jogos e rituais. Em casa meu altar é no escritorio, que é local de trabalho, leitura, etc
    Espero ter ajudado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sonia, muito obrigada pelas informações.Me ajudou muito. Você é sempre generosa.
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga, passando para lhe desejar uma semana de muita Paz e Tranquilidade.
    Que tudo corra bem em sua vida.


    Beijos e fique com as Bençãos de nossas Mães Divinas.

    ResponderExcluir
  5. Hola ciganinha nos gustaría que hablases mas de este tema sobre los orixas aunque vos no seas una autoridad nos gustaría te refirieras a ellos en cuanto a la parte sinbolica de como influyen en algunos arcanos. Ahondando en el tema cruzo por mi mente si acaso podría existir una relación entre la llave y eleggua pues es quien rige las aperturas o cierres de nuestra suerte,y también relacione a obaluaye con la cruz dado que este es su símbolo y el es el pasaje entre lo físico y lo espiritual.
    Bueno,esto a sido solo un pensar de tono devociónal con todo el respeto que ellos merecen solo a sido una conjetura del corazón.Por eso te pedimos, dentro de tus posibilidades,cuando puedas,explayarte un poquito mas.
    Ahora si muchas gracias por el empeño en tu blog un beso grande de irene,sergio y juan.

    ResponderExcluir
  6. Hola hermanos: Sergio, Irene y Juan!
    Vou procurar responder aos pedidos hermanos, mas pode ser que demore um pouco!
    Estou muito atarefada por causa da Tzara que está sendo montada esses dias!
    Mas farei com muito prazer em breve!
    Muchos besos!
    Sonia, Optcha!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sônia! Adorei o post !!!

    Mas gostaria muito de saber do que se compõe o trabalho para Yemanjá da foto, amo muito esta deusa.

    Aguardo tua resposta.

    Ricardo T.M.

    (ricardomarkoski@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. Ricardo vou te enviar por email, ok?
    É dificil explicar por aqui!
    obrigada pelo carinho e pela atenção em participar!
    abraços Fraternos!
    sonia

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog, é muito dificil encontrar alguém que fale com tanto respeito por outras religiões, penso da mesma forma que você, "não julgo, nem condeno como cada um pratica seus rituais", mais uma vez meus parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!