Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

domingo, 10 de julho de 2011

Posso ou não posso jogar o Baralho Cigano?

02062010

De vez em quando recebo e-mails com dúvidas sobre o Baralho Cigano e sempre é bom aproveitar essas oportunidades para conversarmos um pouco sobre o assunto que é inesgotável.

Uma Ciganinha me escreveu com várias perguntas e algumas considerações sobre o uso do Baralho Cigano, e vou respondendo aqui, na ordem em que foram feitas, ok?

Essas foram as questões da Ciganinha:

1. “…mas confesso que ando meio insegura para poder jogar minhas cartas.”

Bom amigos, ficar inseguro para jogar as cartas, é algo que em certa medida acho muito saudável, pois nos obriga a sempre estar mais atentos para o estudo e a prática que nos ajuda a corrigir erros e aperfeiçoar o método, além do que isso nos leva a aumentar a sensibilidade e intuição. Jogo requer treino e dedicação, tempo e paciência, amor a espiritualidade e compromisso com a ética.

2. “Bom, em primeiro lugar não sou cigana, e até onde eu sei, não tenho certeza se possuo alguma entidade cigana para poder jogar.”

As Mancias (Cartomancia, quiromancia e outras mais) sempre circularam pelo mundo e vários grupos se utilizaram desses recursos durante toda a vida. É natural que o ser humano, diante de um mundo tão desafiador e complexo não lançasse mãos de recursos divinatórios para encarar as durezas da vida…

Os Ciganos é que deram mais voz e vida aos jogos de cartas como meio de prever a vida, e com isso ganharam fama e respeito, mas Gitanos trabalham com várias formas de previsão. Só para lembrar, Mml. Lenormand, a quem se dá o crédito de ter chegado ao formato de 36 cartas, como é conhecido o Baralho Cigano (Petit Lenormand) não era Cigana, mas uma francesa que frequentava a Corte de Napoleão e com sua mediunidade e habilidade de lidar com as cartas ficou famosa e foi reconhecida!

Se o “Baralho Cigano nos chama”, isso é o que melhor pode nos abrir as portas do mundo divinatório. Não sabemos se em outras vidas fomos ciganos ou não, e eu particularmente não gosto de fantasiar sobre essas questões. Hoje considero que jogar é missão espiritual, e isso me basta, Ciganos de coração, ou de alma, esses são todos bem vindos, e todos que são chamados de uma forma ou de outra precisam estar prontos para honrar e respeitar as tradições e a cultura do Povo das Estrelas.

Bater no peito com vaidade para dizer que joga bem por causa da entidade “tal”está em direção oposta ao que a espiritualidade nos ensina, portanto se os espíritos gitanos quiserem se aproximar de nós eles o farão da forma que achar melhor, e geralmente é uma forma sutil e equilibrada. Se voce for atraida/o para o Baralho, já deve ser obra desses amigos.

3.Mesmo eu jogando para amigos, eu devo cobrar deles?

Jogo envolve troca. Troca de energia, de tempo. Não é uma brincadeira, nem um passatempo para saber se o namorado volta ou não. O objetivo maior do jogo é dar um caminho para a evolução do próximo. O “louvés” é moeda de troca. Dos amigos eu não cobro dinheiro, e se recebo dinheiro eu repasso. mas recebo presentes para a Tzara ou doações que podem ser uteis na ajuda a quem precisa.

No mais o jogo é cobrado, pois a dedicação e o tempo de quem joga precisa ser recompensado de forma justa e isso evita explorações. Dentro da tradição é uma forma honrosa de ganhar a vida e ajudar nas despesas do grupo familiar. Me sinto muito honrada quando recebo pelo meu trabalho, agradeço a Sara, pois é um dinheiro abençoado e próspero. Coloco o dinheiro do dia debaixo da saia das minhas bonecas ciganas, rsss….para nunca me faltar o louvés e para sempre se multiplicar na mãos de quem me pagou!

4.preciso ter um lugar certinho para jogar?

Voce precisa de um lugar tranquilo e sossegado, que pode ser a mesa da cozinha, ou um canto da sua casa onde haja um tapete. Voce pode jogar no chão, sobre uma toalha, ou sobre a própria saia, assim com as ciganas faziam antigamente….pois pelo que entendi esta Ciganinha está começando e quer apenas jogar para si mesma e para os amigos. Se for possível opte por usar saia abaixo do joelho.

3367629649_495ae12098

No lugar que escolher jogar, faça a limpeza astral e represente os quatro elementos da natureza. E independente de ser jogo para voce ou para amigos, cuide de preparar-se espiritualmente, e mantenha-se sigilosa sobre as coisas que ocorrem no jogo. Jogo requer ética.

5.Por eu ter essa vontade de jogar, necessariamente será preciso eu fazer uma iniciação para ser aceita pelo povo cigano para poder ter a permissão de jogar?

Não Ciganinha, não precisa de imediato fazer muita coisa. Apenas estude bastante, mantenha-se conectada com o astral superior. Antes de jogar faça suas preces para que Santa Sara te ilumine e te mostre o caminho.

Consagre seu baralho e tenha fé nos amigos espirituais do Mundo Cigano, eles são nossos irmãos mais velhos e já estão de olho em voce, rsss….

A permissão já foi dada, e seu espirito respeitoso e sua vontade de seguir os caminhos já são um passo iniciático.Muitos estudam sem parar e nunca estarão prontos pois a mesma força que dá a mão de jogo, vai lá e tira, quando a vaidade se torna maior que o amor à causa.

Infelizmente damos caminho a muitas pessoas que depois de pouco tempo pisam em cima daquilo que receberam. É a vida, e todo cigano precisa saber lidar com isso! Então não se surpreenda se tiver que lidar com um consulente insatisfeito com seu próprio destino, ou com alguém que reclama de seu jogo.

Muitas pessoas querem jogar para ganhar dinheiro, outras para vangloriar-se de seus dons mediúnicos. Mas a espiritualidade é serviço ao próximo, missão divina e muito trabalho sem nenhum glamour, portanto aproveite a chance que lhe foi dada e faça sempre seu melhor em nome de Sara.

Que Nossa Mãe lhe abençoe as mãos e lhe dê a visão além das aparências!

Palavra de Manouche!

Sastipê!

 

13 comentários:

  1. Bom dia querida amiga.
    Passando para lhe desejar uma semana de muita Paz.
    Que a luz dos nosso Mestres iluminem seu caminho.

    Um grande abraço.

    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sonia, seu post de hoje foi muito bom, esclareu bastante as dúvidas que tenho. Eu qdo jogo uso a força dos 4 elementos fogo, terra, água e ar, representados pela vela, cristais, água e incenso. No caso da consulente ser alérgica ao cheiro do incenso o poderia substituí-lo? Qdo aprendi a jogar, fui orientada de sempre sentar de frente para onde nasce o sol, mas e qdo estiver-mos em um lugar onde não sabemos, posso sentar conforme minha intuição? Que você tenha um semana iluminada e próspera. Katia Barbosa

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Francia!
    Que Sara ilumine cada momento dessa semana que começa!
    receba ai meu grande abraço e um bjao!
    Sastipê!

    ResponderExcluir
  4. Oi Katia!
    Pois é querida, nem sempre conseguimos trabalhar dentro do ideal. Nesses casos improvisamos.Se a pessoa é alérgica, fazer o que? Na minha Tzara tenho sempre arruda, acendo uma vela qd não posso acender um incenso. Mas o que vale mesmo é sua intuição. peça auxilio e siga o que seu coração mandar.
    Se achar que está pesado, apos o jogo lave as mãos, o rosto e faça uma limpeza após a saida da pessoa. Nem todo jogo é ~tão pesado, e dá para levar um atendimento mesmo que não seja como a gente gostaria.
    Cuide bem minha ciganinha, ok?
    bjus e mt paz.
    Me veio agora, rss....se não puder usar incenso, coloque um copo de agua sobre a mesa e umas petalas de rosa dentro do copo.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Que lindo esse post voce e iluminada estava com saudades das suas palavras e das tuas orientaçoes que DEUS eSANTA SARA lhe abençoe a cada dia bjs

    ResponderExcluir
  6. Querida Sonia, obrigada pela sua orientação, vc sabe que eu pensei em usar uma rosa inteira num copo. tivemos uma intuição parecida. beijos. Katia Barbosa.

    ResponderExcluir
  7. Katia, Estamos afinadas e na sintonia! bjus

    ResponderExcluir
  8. Bjkas Angela, obrigada!
    Que Sara estenda as bençãos até vc!
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi Sonia, sempre sábia em suas colocações!
    É mesmo muito importante ter respeito pelo outro, me lembro que trabalhei com algumas pessoas, mergulhadas numa fogueira das vaidades, que batiam no peito que entidade x ou y as acompanhavam. Sabemos que sem humildade , isso não leva a nada.Quem gosta de jogar, certamente já sentiiu o chamado de qualquer maneira, concordo com você.
    Que Santa Sara sempre te ilumine, querida. bjos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Edna!
    Obrigada pelo comentário. A vaidade dentro da espiritualidade é o que há de pior e mais destrutivo. Somos aprendizes, primeiro passo na iniciação espiritual é saber que sempre seremos aprendizes, por mais longe que nossa alma nos leve!
    Sastipê!
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Nossa, seu blog é lindo!

    Sabe, estou aprendendo a jogar , uma amiga, que trabalha com uma cigana está me ensinando conforme a cigana dela a ensinou. Mas é que tem anos que frequento a umbanda, 22, mas a apenas quase tres meses que estou aprendendo a captar as intuicoes, e eu nao sei direito, me enbolo, tenho muito medo de errar. Estou aprendendo baralho cigano. Mas queria saber. Eu posso mesmo jogar para mim?

    ResponderExcluir
  12. ola sonia, eu tenho 22 anos e leio tarot desde os 18 quando comprei meu primeiro baralho.

    tenho uma técnica boa, todos para quem eu leio gostam das leituras e tudo mais. me sinto preparado para ler profissionalmente.

    gostaria de sabe se eu preciso de algum tipo de licença para ler tarot em casa ou algo do tipo. eu leio mão e tiro a sorte nos dados também.

    se tem algum imposto ou sindicato, não sei. em fim, sua ajuda será muito bem vinda.


    com as melhores intenções, att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ygor, obrigada pelo comentário.
      Vou fazer um post mais amplo para responder sua dúvida.
      Obrigada

      Excluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!