Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sobre os Baralhos Ciganos (Petit Lenormand)

Olá amigos!

Recebi uma pergunta sobre Baralhos Ciganos e vou compartilhar com vocês…

Quando escolher um Baralho Cigano, principalmente se for para jogar, e não apenas para estudar, considere a qualidade do material que está comprando.

Alguns baralhos são bem em conta, mas acabam rápido, pois sujam, perdem a cor, não tem boa qualidade, e ai o barato sai caro.

Escolha um Baralho com tamanho proporcional ao lugar onde você joga, pois alguns baralhos são lindos, enormes e criativos mas não cabem em uma mesa pequena quando se abre um grande Jogo!

Alguns baralhos vem acompanhados de livros, como o “Taro- A magia dos Ciganos” de Naldo de Oliveira. Nesse deck as cartas apresentam outros nomes provavelmente por causa dos direitos autorais relativo ao Lenormand que é dono do direito de uso do deck, porém em nada altera o significado dos Arcanos e vocês vão encontrar essa situação em outros autores também.

image

Quanto ao tipo de carta e seu desenho, gosto de cartas que expressem muito claramente o significado, o potencial do Arcano. As vezes o deck é muito bonito ou artístico, mas não agrada a quem joga, e estar bem a vontade com o baralho é fundamental.

Então sugiro que experimentem olhar para as cartas e “sentir” se ela falam com vocês.

Abaixo, o deck katja Bastos, Taro Cigano da  Trybo Cósmica!

katja bastos

Outro deck ”Ilô Romanô”…tem o significado impresso nas cartas, eu não conheço as suas lâminas, e o que está escrito nelas, mas pode ser um recurso para as ciganinhas esquecidas!

iloromano

 

Alguns decks estrangeiros também se utilizam desse recurso, como nesse Bernd A. Mertz Lenormand, e eu mesma uso meu Baralho comum com anotações pois me facilita na hora de ensinar!

lenormand11 004

Resumindo, escolha o Baralho que tenha sintonia com você e procure apreender suas figuras e observar bem o que elas transmitem, e se achar que precisa anotar alguma coisa num cantinho da carta faça sem constrangimentos.

O melhor Baralho é o que te deixar mais tranquila e confortável em usa-lo, lembrando que se quiser seguir a tradição cigana deve consagrar seu baralho para o jogo!

Sastipê!

Que Sara esteja sempre em nossos caminhos!

13 comentários:

  1. Querida Sônia o Mystical Lenormand tem uns símbolos nele. Tipo planetas, signos, casas.. ele é lindo!!! Mas tem outra forma de jogar?? PQ esses elementos nas cartas? Grata. Que Santa Sara Continue sempre te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas bençãos!
    Realmente o Mystical é lindo!
    Querida, aproveite esse Baralho, mas não se ligue nos aspectos astrologicos. Eles não interferem na leitura. O Bruno Biere tb tem desenhos geometricos, que alguns gostam de associar, por exemplo,quadrado com segurança....mas não ajuda, só atrapalha. Fique com a leitura do Arcano apenas. bjus e bençãos de Sara!
    Sastipê!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia e bom domingo querida Sônia.
    Há tempos , descobri este site:http://www.jogartarot.com/.Você conhece?
    Você tem a opção de 4 baralhos e com várias tiragens.O site não é brasileiro, porque vc percebe que o texto é traduzido.
    De uma passadinha por lá.
    Um beijo enorme no seu coração e fique com Deus.
    Que a paz reine em nossa Terra.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. oi querida!!!
    obrigada por responder a minha pergunta de uma forma tao elaborada! mto legal da sua parte....
    eu ainda tenho uma certa dificuldade de interpretar o conjunto das cartas,sabe.... e como esse baralho tem um significados fortes e bem diretos da um medo de estar interpretando tudo errado....Rsss
    isso e assim mesmo no comeco ou e questao de simplsmente nao ter jeito pro baralho cigano? outra duvida q me vem a cabeca e se isso ocorre porq, diferente do tarot,o BC eu meio q fui me interessando e aprendendo sozinha, nao fiz nenhum tipo de iniciacao e ainda nao tenho contato com guias espirituais ciganos (ja tenho com alguns mas nao com os ciganos)....
    mas de qualquer forma o seu blog tem me ajudado mto!

    bjsss

    ResponderExcluir
  5. ah uma coisa q eu tbem queria saber e se vc usa o jogo da CRUZ CELTA com o BC???
    e caso vc use,qndo tiver um tempinho sera q poderia falar um pouco desse metodo e dos significados das casas num dos seus posts maravilhosos? porq vejo por ai q existem basicamente 2 tipos de cruz celta... eu aprendi de um jeito, mas tenho visto algumas pessoas jogando cruz celta com BC usando uns significados um pouco diferentes nas casas...
    bjssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Beth!
    Demorei para responder: fui lá no site que vc falou, não conhecia. Me pareceu um site de tarot. Existe um mulhao de decks de tarot...e o site é traduzido, e mal traduzido. Chamam o metodo ferradura de sapato de cavalo, rsss...
    bjus e paz!

    ResponderExcluir
  7. Ok Mari!
    Anotei sua sugestao da Cruz celta. Vou olhar no indice do blog e ver se já esta aqui, e se nao estiver, logo que puder eu escrevo.
    Obrigada pelo carinho de seu comentário!
    bjus e a paz de Sara!

    ResponderExcluir
  8. Querida, onde posso comprar o tarot da Tribo cosmica?, moro em porto alegre e não estou conseguindo contato com eles. Você tem para vender?

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari, tudo bem?
    Creio que esse baralho só esteja a venda com o proprio pessoal do grupo.
    Vc já pesquisou na internet? Uma vez eu vi o site deles, e acho que está disponivel lá.
    Bjus e boa sorte

    ResponderExcluir
  10. Ops! Creio que a pergunta do tarot da tribo cosmica não era da Mari!

    ResponderExcluir
  11. Olá, uma vez fui jogar e o baralho era preto e branco com simbolos e tinha respostas encima e abaixo, a mãe de santo até pergunta qual gostaria que respondesse a de cima ou a de baixo. tem simbolos de estrela. qual seria o nome pois na parte de trás não tinha nome nas cartas e era antiga só é vendida na bahia mais já pesquisei e não consegui achar.

    ResponderExcluir
  12. Oi! Você sabe onde posso comprar o deck da Katja Bastos? Não consigo achar aqui no Rio e queria presentear uma amiga que está com o seu já velhinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, minha sugestão é que você se informe direto com a Katja Bastos. Ela está no Facebook. Creio que com ela você terá a dica certeira! bjus

      Excluir

Seu comentário é importantes para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez. Se quiser trocar uma ideia sobre jogos, informe-se sobre "Consultoria". Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!