Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cartas invertidas,ler ou não ler, como é bom para você fazer?

Meus amigos Sergio, Irene e Juan, lá da Argentina, Terra do Mestre Sandro…e seu comentário sobre ler ou não as cartas invertidas.!

¿Se poderiam leer las cartas lenormand al revés? , dado que las cartas francesas se leen de revés...entonces, ¿Por que estas no ?.Si tenemos que leer a la baraja francesa no entiendo por que se leen de un solo lado. Bueno que Santa Sara y Vladimir siempre te ilumine Un beso grande Sergio , Irene y juan de Argentina.

Olá amigos,

Não existe uma regra rígida quanto ao uso das cartas e sua leitura, em alguns casos pessoas decidem ler as cartas em uma única posição, e em outros casos faz-se a leitura na posição original, e na posição invertida.Cada pessoa deve decidir a forma como sente melhor ao fazer a leitura.

Não gosto de ler cartas na posição invertida, especialmente o Baralho Cigano, nosso Lenormand, porque considero que funcione como um Arcano, um simbolo que guarda sua força e mistério, com suas expressões em vários níveis de entendimento, sua polaridade, ritmo e correspondência seguindo os princípios do próprio universo.

Para mim, as cartas não são necessariamente boas ou más, negativas ou positivas simplesmente. Elas tem um potencial que ultrapassa isso, pois correspondem às energias, e atingem seu ponto máximo estando em um dos extremos de seu Arcano.

Mas, como eu havia comprado recentemente na França um livro sobre o Lenormand, e nesse livro havia a interpretação das cartas na posição tradicional , e  na sua posição invertida e logo  vi o comentário de meu amigo Sergio e sua família , achei que seria ótimo escrever um pouco mais sobre isso.

O que acontece com o Lenormand, e outros baralhos,  é que a posição invertida é apenas um complemento que acrescenta mais um significado a carta, geralmente já fazemos isso naturalmente, incorporando esse conceito extra dependendo das cartas que surgem ao redor, ou avaliando as cartas a partir do método escolhido!Card01

Vocês vão perdoar meu péssimo francês pois vou tentar traduzir aqui  mais ou menos como seria a carta 1 invertida na Cartomancia Francesa:

Rival no amor, pessoa que concorre com o consulente ao buscar algum beneficio ou interesse, pessoa que visa seu próprio interesse em detrimento do seu.”

Características semelhantes encontramos em quase todas as cartas, algumas com alguma característica a mais ou a menos, e de qualquer forma também estão sujeitas as cartas que estão ao redor. No fim dá tudo na mesma!

Se olharmos com atenção veremos que esses são também aspectos do Arcano 1, que é potencialmente impulsivo, arrojado, busca a satisfação e traz a vontade de realizar. Poderíamos concluir isso sem ter que ler a carta invertida, pois já faz parte da energia desse Arcano, bastaria apenas ver as cartas ao redor e observar o foco da pergunta!

Também uso o Baralho comum, e não leio as cartas invertidas pelo mesmo motivo, apenas alicecardx1 tendo muito cuidado para avaliar as circunstancias quando me surge o As de Espadas. Se ele vem invertido procuro dar muita atenção pois ele tem um forte apelo ao psiquismo e geralmente está associado a situações muito difíceis, até a morte física, assunto extremamente delicado.

Vou acrescentar aqui um trecho de um outro post que fiz em

08 dezembro de 2009:

Você já reparou que de vez em quando ao abrirmos um jogo, algumas cartas do Baralho saem invertidas, ou seja, de cabeça para baixo?
Qual o significado disso, e ele precisa ser considerado dentro da interpretação?


Para mim não considero isso como um fator de importância, nem vejo a carta com seu simbolismo invertido, pois o Baralho Cigano e suas variantes, já são por demais ricos em simbologia e ao meu ver, atende todas as necessidades de respostas do consulente.


A maioria das pessoas que conheço e usam o Baralho Cigano também não se utilizam dessa prática, porém sei que algumas pessoas preferem ler a carta que sai com a figura de cabeça para baixo como se o conteúdo simbólico mudasse de sentido. 

Creio que essa prática seja oriunda dos Baralhos de Tarot, onde a leitura segundo certas escolas  combina um aspecto esotérico, onde a luz se transforma em sombra e a sombra pode transformar-se em luz, mas mesmo entre os tarólogos não existe uma regra geral para essa prática, onde concluo que tanto nas leituras do Baralho Cigano, quando nas tiragens de Tarot fica por conta de cada pessoa decidir qual o código que deve seguir.


Existem muitas formas de abrir o Baralho Cigano e em algumas delas já nos fica explicito onde está o "negativo" e o "positivo" do jogo. Em outros casos a própria seqüência e as combinações que surgem já apontam o sentido e o valor da resposta.


Existe também uma técnica de abertura de cartas que é muito utilizada originalmente no Tarot o Peladan e também usado no Baralho Cigano, que traz também algumas confusões com a 1ª e 2ª posição, na primeira é o que há, o que existe e ocorre naquela posição, e na segunda é o que não há, ou aqueles arcanos que ali aparecem não ocorrem ou acontecem no problema. Neste caso a confusão acontece com a segunda posição onde ocorre o erro de ler a posição invertida ou o sentido contrário.

Creio que cada pessoa deve descobrir como o Baralho responde melhor segundo seu estilo pessoal, e isso se aplica a varias situações: Tipo de Baralho, rituais de abertura, condições pessoais e predisposições para abrir o jogo, vestuário, técnicas de leitura, etc...

E ainda temos alguns baralhos que vem para ser usados na posição original, e também invertida, vamos ver?

 Esses Baralhos são italianos  exemplificam as duas formas como são lidos:

O da direita é o "Le corti d'amore":

O sentido normal da carta 8 de paus, fala de momentos de tranquilidade, diversão e despreocupação. O psiquismo do consulente está muito sereno e positivo, e se passou por algum conflito, provavelmente esse já acabou. Fim dos problemas, retorno de romances que acabaram. Solução repentina de problemas jurídicos.

O sentido inverso: Momento de conflitos internos que acabam por trazer brigas e desentendimentos. Angústia, ansiedade, nervosismo...Culpa e negativismo faz a pessoa ver tudo pior do que é!

No canto da direita temos o Baralho da "Sibilla Vera":

Lendo no sentido normal, a carta representa um reencontro, um retorno para algo que havia sido interrompido. Um retorno para casa, quando se está longe, ou uma alta hospitalar ou um curar-se num amplo sentido.

Quando invertida, significa distanciamento, situações que não se esclarecem porque as pessoas não entram em acordo, desencontros de vários tipos...

Em alguns Baralhos mais antigos, passou a ser usado o significado impresso na própria carta, pois não era comum a impressão de livros. Nessas reedições dos Baralhos mais tradicionais ainda vemos mantido esse padrão, que também acontece em alguns Baralhos Lenormand, como esse abaixo, porém na leitura do Lenormand, nosso Baralho Cigano, a leitura geralmente é feita sem considerar o sentido inverso.

Eu também tenho por hábito anotar palavras em minhas cartas do baralho comum…

005

Ainda temos a "Sibila Indovina" que também altera a sentido da carta quando são retiradas invertidas:
Na posição normal, fala de situações onde não se administra o nervosismo e as explosões de ira, e invertida atenua o estresse que é menor e passageiro, pequenos aborrecimentos.

Espero que esses comentários sirvam para ampliar a visão sobre as cartas ciganas, e voces possam optar pela forma que considerem melhor e que traga as melhores respostas e intuições!

A Paz de Santa Sara, boas reflexões e muita luz em seus caminhos!!!

Bjus meus amigos de Argentina: Sergio, Irene e Juan!

 

 

17 comentários:

  1. Sônia como sempre muito iluminada!! Achei muito informativa as suas explicações. Sabe tem uma pessoa amiga que quase todas as vezes que leio para ela o baralho cigano, as cartas saem invertidas e são todas!! Então leio sempre as cartas viradas para ela. É como se ela é que tivesse lendo para mim. Depois de muito pensar e verificar que isso sempre acontecia, cheguei a conclusão que ela tem uma linda cigana e que gosta de cartas. Isso foi confirmado no jogo. Então quando as cartas saem invertidas, muitas delas, observe bem as cartas, pois por certo a pessoa tem um mentor cigano e que gosta de jogo de cartas. Beijos. Paz e luz!

    ResponderExcluir
  2. muchas gracias ciganinha sonia por tu respuesta, creo que sera un un gran desafió intuitivo el probar leerlas al revés y ver que sucede. un beso grande y que todos los irmaos ciganos sempre velen por ti. sergio , irene y juan

    ResponderExcluir
  3. Sonia, como bem lembrado por você, no método Peladan no tarô a casa 2 representa o significado reverso de um arcano, e pelo que eu tenho percebido, normalmente funciona. Por exemplo, a torre na casa 2 tem o seu significado de crise, ruptura negado, assim como uma carta magnífica como o mundo é enfraquecida por sua posição na casa 2, indicando falta de realização naquilo que se pergunta, pelo menos no momento presente.
    Normalmente, eu não consigo tirar cartas invertidas, é mais dentro de um método como o Peladan que eu vejo dessa forma, mas a leitura de um jogo é algo muito pessoal e intuitivo..
    Beijos Sonia, que Santa Sara esteja sempre te iluminando.

    ResponderExcluir
  4. Querida Sonia, gostaria de sua opinião pessoal. Meu marido toda hora encontra cartas na rua. Mas isso acontece sempre, acho que toda semana ele encontra uma, duas, as vezes mais. Ele sempre as pega. Brinco com ele dizendo que faltam poucas pra ele montar um baralho completo. Vc acha que esse fato seria uma mensagem, um recado? O que vc pensa disso? Um grande beijo. Katia Barbosa

    ResponderExcluir
  5. Olá Sônia!

    No Tarô, essa dúvida de ler ou não as cartas invertidas é frequente. Para os tarólogos, a explicação para as cartas invertidas é apenas uma: a forma de embaralhar.

    Há muita, muita história a respeito das cartas invertidas... Mas vale a pena mergulhar nesse mistério, para que cada leitor de cartas escolha o seu jeito de ler, não é verdade?

    Um abraço.
    RICARDO T. M.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Cara Amiga,


    Descule a intimidade, mas comoos dias fica horas lendo seus post,je ma sino em casa rsrsrs.
    Bom, xomo ja relatei estou fazendo um o jogo pra que o Baralho Cigano, me oriente, me de uma norte...
    Tirei uma riangulo Cigano, se possivel gostaia q eue me ajudade a interpreta-lo. Ja entendi mas ao menos, porem como sou iniciante ainda tenho as=lgumas duvidas ou incertezas, esou passando por um momentomto ificil, separacao e tals, joguei entao pedindo dque o baralho me esclarecesse e me orientado, jogoo segue abaixo.

    Sei que deve iml coisa pra fazer, mas por gentileza me ajude!

    A dispisicao das cartas foram assim

    Problema - Crianca
    presente - Chave
    Conselho - Dama
    Cartas do Passado - Arvora , Casa, livros (carta de apoio Raposa0
    Cartas do Futuro - Peixes, Estrelas, Urso (cartade apoio Ceuz)

    Antes porem ao embaralhar as cartas saltou a carta da Alianca.

    Pode me ajudar a interprta-las?


    No aguardo Heverton

    ResponderExcluir
  7. Oi Ricardo T M., tudo bemw
    Pois é , também penso assim. O Jogo envolve muitas coisas, e se colocamos regras e padrões rígidos as vezes perdemos o melhor de nós mesmos!
    Também penso como vc, cada pessoa deve escolher seu jeito de jogar, aacompanhar os resultados e e confiar naquilo que escolheu!
    Que Sara te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Oi Kátia que coisa interessante!
    mas sabe de uma coisa, isso me dá a impressão de ser coisa de Exu, talvez Malandro. Converse com ele, veja o que vcs pensm disso! bjus

    ResponderExcluir
  9. Querida Sonia, vc sabe que faz sentido a sua impressão. Sempre pensamos em ciganos, mas depois de sua opinião vejo que vc tem razão. Principalmente porque a ligação do meu marido com o povo da rua é muito grande. Agora vejo que é mesmo para este lado. Eu e Jerry te agradecemos pela resposta. Vc como sempre, sempre prestativa. Que Sara esteja sempre em seu caminho. Um grande beijo. Katia Barbosa

    ResponderExcluir
  10. Katia,
    Uma ideia é ele oferecer um baralho para eles, com os complementos que achar melhor. Se ele entende do assunto , ele mesmo pode escolher como fazer. Na hora de oferecer ele abre o baralho em leque, ok?
    Uma ideia é ele pensar em manusear as cartas e aprender a usa-las!
    Boa sorte!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Sonia, eu tinha pensado em falar isso para ele, oferecer um baralho. O que vc sugere como complemento e qual seria o melhor dia para isso? Muita Paz e Muita Luz. Bjs Katia Barbosa.

    ResponderExcluir
  12. Katia pode ser qualquer dia , menos sexta feira, que é dia de Oxalá!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Edna, obrigada pelo comentário e desculpe-me por ter demorado em responder. Também me sinto assim, como vc. Para mim é melhor observar a dinamica do jogo, acho que flui melhor, mas cada pessoa deve encontrar seu jeito de jogar!
    um bjo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Sergio e querida familia!
    Sim irmão, faça sua experiencia e depois compartilhe comigo! Cada um de nós precisa ouvir a intuição e segui-la. Recebi seu jogo, mas devido ao trabalho ainda nao pude experimenta-lo. estou me preparando para faze-lo, mas alguns pontos não ficaram claros para mim. Te escrevo depois por email!
    Bjus para vcs querida familia!
    Sonia

    ResponderExcluir
  15. Oi querida Anonima! que coisa interessante! Achei muito legal a forma como vc percebeu que sua amiga tem uma Cigana que gosta de jogar, rsss...
    Alguns clientes meus também vão interpretando junto comigo! Isso é que é parceria!
    bjus querida, mt paz e desculpe pela demora na resposta!

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber qual o significado do as de espadas comum ao estar invertido

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!