Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Combinando as Cartas no Baralho Cigano (1)

Queridos amigos, vamos combinar as cartas?

Parece difícil no inicio, mas se torna simples na medida em que conseguimos ficar a vontade  com o  conteúdo simbólico de cada Arcano, depois de conhece-los bem individualmente, ficar relaxado e tranquilo antes de combina-los, e depois é só direcionar essa idéia para um tema escolhido.

Tal como crianças que começa a descobrir o mundo nas primeiras letras, ou quando aprendemos um novo idioma, assim também é com a leitura das cartas. Aprendemos os símbolos, depois conseguimos formar pequenas frases, depois conseguimos ler o livro inteiro.

Na leitura de um novo idioma precisamos compreender em que contexto aquele idioma é falado, as condições globais que interferem na nova linguagem,e por aqui também é assim, lemos as cartas, o que está escrito nelas, o que está escrito no rosto do consulente, nos seus gestos e olhar, nas suas roupas, etc.…

Quando lemos uma frase escrita, o fazemos da esquerda para direita, exatamente como você está fazendo agora. Com as cartas também é assim, seguindo uma lógica. Podemos dizer que a carta que vem primeiro conta uma estória, a que vem em seguida agrega um valor positivo, ou negativo, ajuda a manifestar a força da primeira carta ou diminui sua força, fortalece as intenções do primeiro Arcano ou impede sua manifestação.

No caso de um idioma novo, não adianta apenas decorar as palavras e repeti-las, se fizermos assim corremos o risco de ficar igual a um papagaio, repetidor de palavras. Hoje o conceito do aprendizado do idiomas é mais dinâmico, muito mais interessante do que o velho “The book is on the table”!

Na leitura dos Arcanos também é assim, não é possível decorar simplesmente, precisamos de uma vivencia com as cartas, um entendimento intuitivo das mesmas, do uso da razão e da criatividade, pois para cada combinação feita temos que ajustar e inserir o resultado num contexto apropriado.

Vamos imaginar uma frase simbólica curta, com duas imagens apenas, que tivessem alguns significados simples: bola preta, e bola amarela.

              image              image

 Bola preta: Falta de energia , agressividade, tensão = situação de conflito

Bola amarela: alegria, boa disposição, energia = situação de equilíbrio

Vamos explorar as combinações desses dois “arcanos”:

1. preto – amarelo, mostram que existe uma questão que é conflitante, pois a primeira figura fala de dificuldades e tensão, mas a segunda mostra uma condição positiva. A união delas poderia ser vista como “ conflitos que levam a um crescimento”, ou “solução de problemas”, ou “ necessidade de buscar o equilíbrio”…

poderia ser assim:

preto + amarelo= image image image

Muitas possibilidades de manifestação de combinações, e ainda não falamos do contexto em que isso está sendo visto (vida pessoal, amor, trabalho, projetos, etc).

…continua no proximo post!

Que Sara conduza nossos passos, estando sempre ao nosso lado, como uma luz no caminho!

Bjus!

 

9 comentários:

  1. Deliciosa sua metáfora. De impressionante clareza. Já no aguardo do próximo post.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Origada querido amigo, que sabe conversar tão bem com as cartas, as "Conversas cartomânticas", que abrem as portas do entendimento para tantos e para todos que entram nesse mundo das imagens.
    sempre que entro no seu Blog tenho aquela sensação de felicidade, de um caminho a percorrer e saberes e sabores. sempre aprendo algo novo por lá!
    Um bjo no coração, e aproveito para dizer que mandei um pedido para vc me adicionar no face!
    Que Sara ilumine suas conversas com as cartas!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida amiga!!!
    Este post está maravilhoooosoooo!!!
    Quando eu comecei meus estudos com o Baralho Cigano, na ânsia de aprender eu me preocupava muito em decorar combinações de cartas, inclusive comprei vários livros que mostram as combinações. As combinações estão erradas? Não, estão certas, mas não se aplicam a todas as perguntas, então não podemos crer que a combinação Cobra+Urso represente apenas traição.
    O mês passado eu estava jogando para uma consulente que fez uma pergunta referente a um estágio que ela estava aguardando, tirei três cartas, Cigana/Cruz/Montanha. Algumas pessoas viriam este jogo como sofrimento+dificuldade para a consulente, mas na hora do jogo, eu vi, além disso. Vai ter sofrimento? Vai, não vai ser fácil. Vai ter dificuldade? Vai, mas com fé e determinação ela irá conseguir, pois a fé remove montanha, fé em Deus, na espiritualidade e fé em si própria.
    Esta semana ela me ligou, conseguiu o estágio, já está trabalhando.
    Eu resolvi contar este fato, porque talvez possa auxiliar alguém que como eu focava muito combinações de cartas.
    Sonia, sem nenhuma demagogia, mas eu só comecei realmente a entender a essência do Baralho Cigano, quando comecei a prestar bastante atenção as mensagens passadas por você, o que você nos ensina, o que você nos passa, não existe nos livros, pelo menos até agora eu não encontrei em nenhum livro, e olha que eu tenho bastante livros.
    Os livros nos ensinam os significados básicos de cada carta e algumas combinações, mas não conseguem nos ensinar a entender na íntegra a mensagem trazida por elas, isto eu aprendi com você e aqui nesta tzara!
    Se as pessoas lessem os psts anteriores com mais atenção, certamente iriam enriquecer ainda mais os seus estudos, pois aqui existem dicas e ensinamentos preciosos.
    Que S.Sara e nossos irmãos espirituais continuem te iluminando cada dia mais!!!
    Um grande abraço querida Mestra.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frância, vc me emociona assim! Muito obrigada querida, suas palavras são o presente que Sara trouxe para mim, juuntamente com esse energia tão positiva.
      Muitas vezes me perguntei se estaria realizando meu propósito inicial, e te digo que em certos momentos eu tinha duvidas. Mas tenho recebido muitos retornos como o seu, o que me impulsiona para continuar fazendo o que meu coração pediu!
      Obrigada!
      Bjus

      Excluir
  4. Querida Sonia, adorei a sua iniciativa de desmembrar mais a leitura das conbinações e nos ensinar a enxergar as cartas além dos desenhos. Eu, assim como a Francia, também aprendi mais com você do que com livros ou qualquer outro jeito. Despois de seus ensinamentos e dicas eu consegui ver as cartas da forma como elas se apresentam. Que Santa Sara te ilumine sempre para que vc continue a nos auxiliar com os oráculos. Qdo puder faça-nos uma visita. O trabalho deste grupo é voltado para a tradição cigana. http://cirandadeperegrinos2011.blogspot.com/
    Bjs e bom fim de semana. Katia Iris Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito Katia, de coração. Fico muito feliz por poder ler suas palavras, assim como da Francia, e espero poder ter energia para seguir com esse trabalho.
      Vou visitar o site de voces e pegar uma carona nessa caravana de luz.
      Que Sara abençoe seus passos!

      Excluir
  5. Parabéns. Você faz tudo ficar tão simples. De fácil entendimento e com isso, consequentemente, facil interpretação.
    Não pare de escrever, continue sempre. Você tem esse dom.
    Parabéns de novo.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez adorei, adorei, adorei!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!