Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

domingo, 11 de março de 2012

O Cinco em movimento na Cartomancia Tradicional

Porque escrevo sobre o “Cinco”?

Vou explicar! Tudo começou no Facebook, na “Rua da Fonte das Bruxas”…Não acredita? Eu provo, rsss…

Foto do perfilViu? Eu falei! Nada é mais Evoriano que essa placa de rua.

Nesta troca de informações entre amigas falávamos sobe o pentagrama, seu valor simbólico e uso no nosso dia a dia, e todos nós que direta ou indiretamente estamos ligados ao mundo esotérico e místico nos deparamos com símbolos que nos ligam ao sagrado, e nem sempre conhecemos seu valor e  a complexidade de seus conteúdos.

As cinco pontas da Estrela representam o Homem e sua consciência, buscando o equilíbrio entre as forças energéticas que fazem parte da sua natureza humana e divina. A cabeça do homem na parte de cima da estrela, corresponde a vontade e ação consciente do homem para conhecer as energias que o constituem e adquirir a capacidade de ter controle sobre elas e sobre si mesmo através de uma atitude alerta que lhe permite equilibrar e coordenar as forças que  promovem seus desejos, emoções, pensamentos, ações e personalidade, ajudando-o no caminho da evolução. Isso é a cara do 5 :)

 

 

pentagrama_magico

Desdobrando a questão do Pentagrama, decidi mostrar que na Cartomancia tradicional, usada com as cartas de jogar, o cinco também tem seus valores ligados ao homem, exatamente por formar uma estrela de cinco pontas, desdobrando seus significados a partir dos naipes de Paus, Espadas, Ouros, e Copas.

O 5 representa a energia em movimento, (No 4 a energia estava estável), expansão, ação, mudança de uma condição para outra, o corpo, as mãos, agir para conseguir algo.

No Naipe de Paus, que é um naipe de energia e atividade o 5 de Paus pode representar a atividade física, que vai da prática do esporte até a necessidade de levantar o traseiro do sofá e correr atrás do que se deseja!

O Naipe de Ouro representa a energia psíquica com sua eletricidade típica, que com seu magnetismo traz de volta aquilo que atraímos. O 5 de Ouros representa entre outras coisas a Lei de causa e efeito, o Karma positivo ou negativo! A justiça Divina ou terrena…

No Naipe de Copas com sua influencia afetiva, amorosa e harmoniosa, o 5 de Copas representa todas as questões ligadas ao universo feminino, ao corpo e as emoções da mulher, sentimentos delicados e compassivos, chances de realizar os sonhos…

Por ultimo no Naipe de Espadas com suas complexidades emocionais que nos sugere situações de conflito, decisões difíceis e momentos críticos. O 5 de Espadas vem anunciar o momento em que o homem decide cortar ou tem cortado alguma coisa de sua vida (inclusive uma cirurgia), ou que o momento de fechar um ciclo chegou.

Essa ciranda do Cinco e sua passagem pelas energias que fluem da terra, da água, do fogo, do ar e do éter, só fortalece a certeza que nós estamos em continuo movimento, criando e recriando oportunidades de crescer.  Ter um corpo, estar encarnado, é uma benção para nossa alma que precisa evoluir, portanto conhecer nossos sentimentos, entender nossos desejos e emoções, apreciar os pensamentos e poder planejar a vida, é uma tarefa que fica melhor e mais interessante quando resolvemos assumir a responsabilidade pelos resultados!

Desejo que você seja feliz nessa jornada chamada vida!

Bjus e felicidades!

 

6 comentários:

  1. Bom dia querida Mestra, amei o post, por coincidência tenho vários 5 na minha data e hora de nascimento, gosto muito desse número e ele me traz sorte...rsrs

    Vim lhe desejar uma semana abençoada cheia de Luz e boas energias, que nossos Mestres iluminem cada dia mais o seu caminhar!!!

    Um grande abraço.

    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, quanto 5, rsss...
      Trabalhe essa energia então, para ela sempre prosperar dentro da sua vida!
      Recebi seu email, vou ler com calma e comentar depois, ok?
      Bjus e mt luz em seu caminho também!
      Que Sara te cuide!

      Excluir
  2. Bom dia, Sonia!
    Post imperdível.
    Espero vê-lo no mural da Convenção ;)
    Vou acabar estudando o uso do baralho tradicional!
    beijos, Cigana Mestra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taika, viu só? rss...
      Se nós pesassemos na balança da Socorro hoje, nao ficaria uma de nós sem ir para fogueira, kkk...
      Estude sim querida, é uma joia!
      Vou resumir para colocar lá!
      bjus

      Excluir
  3. Oi Sónia, mesmo no baralho cigano a carta nº5, a àrvore também está associada a esse crescimento e desenvolvimento, possibilidade de acção, energia e saúde né mesmo?
    Bjos***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim querida, isso mesmo.
      Inclusive a Arvore é um dos simbolos usados em teste de personalidade para representar o homem. (teste HTP)
      Porem o Arcano Arvore não traz essa possibilidade de ação, pois ele é lento, vai se desenvolvendo gradualmente, da semente ao fruto é um tempo longo!
      O 5 no baralho comum, é ativo e mutável, ok?
      bjkas

      Excluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!