Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Valetes, Damas e Reis! Quando a realeza representa mais do que figuras humanas!

Quem acompanha o Blog Tzara da Estrela sabe que o nosso chamego é o Baralho Cigano, mas eu não posso deixar de dar espaço para o Baralho Comum, esse que usamos para jogar cartas, pois ele é um oráculo que funciona muito bem e é o primeiro jogo que abro para o consulente.

Costumo avisar as pessoas que começam a usar esse oráculo, que ele tem uma linguagem um pouco diferente do Lenormand. O Baralho Cigano conversa, cria um diálogo entre o Cartomante e o Consulente. O Baralho Comum é muito direto, e traz suas respostas de modo bastante objetivo.

figuras da corte

Existem muitas formas diferentes de ler o Baralho Comum, e isso faz com que encontremos conceitos diferentes para as cartas dependendo de onde aprendemos o jogo, e no caso desse Oráculo  que uso, ele vem de fontes variadas, inclusive pesquisando sobre ele encontrei algumas pessoas que recebem o jogo de suas entidades espirituais (Geralmente Pombo Giras) e as combinações das cartas tem significado próprio para aquela pessoa e não teria as mesmas respostas para outras.

Para quem se interessa em ler as cartas de jogar, coloquei aqui  no Blog um método que é simples (Pesquisar em Baralho comum), é um mix de várias fontes e é o método que uso no jogo e para mim funciona muito bem, pode ser usado nas leituras mais simples até as mais complexas.

Hoje o assunto é sobre as Figuras da Corte, a Realeza, que causa muita duvida quando saem no jogo. Isso acontece porque nos acostumamos a ler sempre olhando-as como pessoas, que são o aspecto imediato de identificação com as cartas. Por exemplo geralmente identificamos a Rainha de Copas com a consulente, a mulher amada, a filha querida, etc.

Mas nem sempre essas figuras da corte representam pessoas, e isso cria duvidas e confusões na interpretação. Elas podem representar ações, atitudes, necessidades, ou eventos importantes!

figuras da corte2 Vamos ver como funciona isso!

Valetes: Geralmente representam crianças, jovens, pessoas mais novas, mas também podem representar coisas que acontecem pela primeira vez, coisas que precisam ser começadas ou tem potencial entrada na vida do consulente.

Exemplo: Valete de Copas: Copas representa os aspectos afetivos e emocionais do jogo.

Ex 1:  O valete de Copas pode representar o primeiro amor, a primeira vez em que a pessoa se apaixona, a primeira vez em que sente seu coração se abrindo para os sentimentos, etc. Se essa carta está cercada de outras cartas de copas poderíamos pensar que um romance vai começar e será bem legal.

Ex 2: Mas digamos que nossa pergunta fosse sobre o trabalho, e saísse o Valete de Copas. Provavelmente a pessoa encontraria um novo sentido no trabalho, se apaixonaria pelo que faz, ou descobrisse um prazer em realizar suas tarefas, ou ainda como um conselho, que procurasse fazer as coisas com amor.

Damas : As Damas são a expressão do feminino e suas características mais comuns. Representam as mulheres que encontramos em geral, algumas mais sensíveis, outras mandonas, dependendo do naipe que representam, pode representar a própria consulente. Mas também podem representar situações de alerta , como “ a voz da consciência”, “Um conselho de valor”, onde a atenção deve ser grande pois as Damas falam muito, e no caso da Dama de Espada, mentem!

Exemplo: Dama de Paus. Paus representam os aspectos ativos, dinâmicos e que envolve ação pratica, esforço e atitude. 

Ex1: Digamos que nossa pergunta fosse sobre trabalho, a Dama de Paus aconselha agir pelo bem do progresso. Pede atitude, ações que visem o crescimento de um grupo ou o alcance de uma meta, mesmo que tenha de colocar a turma fazendo hora extra e deixe de sair no fim de semana para entregar o trabalho na segunda!

Ex2: Se nossa pergunta fosse sobre o amor, a Dama de Paus diria que o momento exige esforço e trabalho seja para construir a relação amorosa ou chegar a um momento melhor. Poderia também dizer “trabalhar o relacionamento em uma Terapia”.

Reis: Representam homens maduros, pode inclusive representar a própria pessoa do consulente quando homem, mas também podem falar das questões ligadas ao universo masculino, a própria maturidade de uma situação ou o poder e a capacidade de agir com poder.

Exemplo: Rei de Espadas: Espadas representam o aspecto mental, logico,a ação do Karma,conflitos.

Ex1: Digamos que nossa questão seja de ordem financeira, o Rei de Espadas diz que um momento de austeridade nas economias se aproxima, talvez tenha que ser um pouco mais rígido em relação aos gastos e definir suas prioridades usando a lógica.

Ex2: Se nossa questão fosse sobre um relacionamento amoroso, o Rei de Espadas  mostra que o momento pede uma ação mais racional, talvez a pessoa precise olhar as coisas do coração de forma menos emotiva e mais objetiva para conduzir melhor a questão.

O poderoso Rei de Espadas “julga”, e diz que o que está errado deve ser corrigido, seja na situação, no outro ou em si mesmo! Ele é durão!!!

Bom queridos, espero que esse texto facilite o entendimento das figuras da corte dentro do contexto do jogo. Mas não esqueçam que a cartomancia é dinâmica, e as cartas que antecedem as figuras e as cartas que vem depois mudam sua interpretação ou reforçam, depende de sua pergunta, ok?

Não decore, pense, avalie e experimente. assim vocês vão criando a intimidade com as cartas, uma espécie de “amizade cartomântica”…cartomancie

Beijus…

2 comentários:

  1. Visitei hoje o blog e gostei muito.
    Você conhece a Aline, da Cidade das Pirâmides?
    Acredito que, caso não conheça, vai gostar muito do trabalho que ela desenvolve. Veja o Programa dela De Olho No Mundo(www.deolhonomundo.com). Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Voltei ao blog para partilhar um novo programa lançado hoje,sexta-feira 13, pela Aline, da Cidade das Pirâmides.
    Vocês irão gostar muito: http://youtu.be/8sCk4Doi2YE
    Abçs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!