Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Carta 16/ Estrela, e os aspectos espirituais como a Intuição e a Mediunidade (Palestra na II Mesa Redonda de Cartas Ciganas)

9_Kaart_Star

Queridos amigos! Saudades…

Mas as vezes fica muito difícil conciliar tantas coisas e poder escrever. Mas me conforta saber que nosso Blog vai bem, tem um quê por aqui, que faz as aguas rolarem mesmo quando não posso postar como gostaria!

O que trago para vocês são as novidades da II Mesa Redonda de cartas Ciganas, um projeto criado pela Tânia Durão , e que contou com a presença de pessoas queridas e me trouxe a grata oportunidade de rever e fazer novos amigos.

Estivemos lá: Rui Pereira,Anika-Paulinha Rodrigues, Prem Mangla Monique Grinspan, Sonia Boechat Salema, Ismenia Woyame, Cris Mendonça, Julia Tourinho, Emanuel J Santos, Tânia Durão, Chris Wolf e Alexsander Lepletier.

Tivemos a oportunidade de conversar sobre a dinâmica Psicológica que ocorre nos vínculos emocionais e afetivos, sobre a transmutação da carta 8/ Caixão, sobre a interiorização e o autoconhecimento  na carta 19/Torre, sobre as origens do Baralho Lenormand, as Ervas , os Orixás e as 36 Cartas Ciganas,  Os Naipes e números nas Cartas Ciganas e pude falar sobre a Intuição e mediunidade.

Deixo com vocês um resumo da palestra, para que possam aproveitar dessa energia tão positiva e sentir-se parte desse momento que vivemos com muita alegria nesse encontro:

Intuição e Mediunidade na Carta 16

A Carta 16/ Estrela do Baralho Cigano/ Petit Lenormand tem uma simbologia muito rica e recheada de atributos espirituais e em muito seus atributos coincidem nas Escolas Europeia e Brasileira.

Para ilustrar isso vamos ver num resumo como esse arcano pode ser tão rico em simbologias tão importantes para nós que somos Cartomantes:

Na esfera material: sorte, progresso, arte, estudos do esoterismo, ocultismo, Astrologia, talento, beleza, êxito nos negócios, carisma pessoal, pessoa de sucesso.

Na esfera pessoal: consciência, autoestima elevada, sonhos para o futuro, inspiração, esperança, desejos, criatividade, popularidade, insights, fama.

Na esfera espiritual: proteção, mentor espiritual, mediunidade, intuição, clarividência, arte divinatória, estrela guia, destino, força espiritual, Anjo da Guarda.

Como podemos ver, a carta 16 traz um forte orientação para a espiritualidade nas duas vertentes que conhecemos, e não é sem motivo que mesmo no uso popular encontramos expressões como: “siga a sua estrela, siga a Luz, busque sua luz interior, peça para seu anjo da Guarda te iluminar”, etc. e ser tão promissor olhar para o céu e ver uma estrela cadente, como que um sinal de que nossos sonhos se realizarão!

Todos esses conceitos do Arcano 16 se unem em duas palavras que tocam mutuamente na escola brasileira e europeia, que são a intuição e a mediunidade, ambos elementos comuns na prática da leitura de cartas.

O fato de vivermos no Ocidente, num mundo conectado com a realidade a partir de experiências e comprovações objetivas nos dificulta muito entender, aceitar e conceber que a Intuição possa fazer parte da vida comum e nos auxiliar, sem que isso nos crie um conflito.

Existe muito preconceito, tanto que muitos que recorrem a um Cartomante o fazem escondido!

Para mudar isso precisamos conhecer os fenômenos que acompanham a prática da cartomancia, conhecer os fundamentos do Oráculo que praticamos e avançar através da experiência diária, do exercício, sem deixar de lado o estudo e a intuição.

O que é a Intuição?

Intuição é uma capacidade que todos temos de apreender um fato, sem que haja interferência de um conhecimento racional prévio. Percepção imediata que surge como um aviso, uma verdade, uma resposta que traz a capacidade de prever, adivinhar o melhor caminho a seguir.

Por que é tão difícil reconhecer e lidar com isso?

Provavelmente porque não estamos acostumados, nem fomos educados a ouvir nossa voz interior. Temos uma cultura que nos leva para fora de nós, ouvimos os pensamentos, e tudo que nos chama a atenção fora, e não prestamos atenção aos sentimentos e experiências mais sutis.

Entre a cabeça barulhenta e a alma que sussurra, ficamos com o barulho, não aprendemos a calar, a não julgar e a apenas apreciar. Não temos o senso estético nem artístico desenvolvido, então como reconhecer a intuição e aprender a ouvir os recados!

PARA ALGUMAS pessoas isso é uma coisa natural!

Usamos isso naturalmente no dia a dia, como um “palpite” que vem do “nada”, e a partir dele mudamos os planos.

Podemos nos assustar com isso, quando não pegamos um ônibus por um palpite, um pressentimento ruim, e logo depois vemos que o ônibus passou por um problema e nós estamos bem!

Quantas vezes após abrir um jogo e começamos a falar, ouvimos o consulente dizer “eu sabia que isso estava acontecendo, eu estava pressentindo que teria esse problema”!

Todos têm intuição, e saber usa-la e reconhecê-la é parte necessária do exercício da Cartomancia, esperar exclusivamente por ela, é deprecia-la em sua função.

Quando nos debruçamos sobre uma Mesa de Cartas Ciganas, estamos em busca do desconhecido, é por isso que o consulente nos procura, para ter respostas, escolhas, caminhos, esperanças, saídas.

Podemos classificar a Intuição de diferentes formas, um jeito simples de falar disso é chama-la de instinto ,palpite, pressentimento, coisas que surgem naturalmente enquanto estamos tranquilos , relaxados.

Podemos desenvolver essa capacidade?

Sim, quando nós aprendemos a estar mais atentos, privilegiamos o olhar para dentro e aprendemos a confiar em nossa voz interior. Quando estamos relaxados, tranquilos nossa mente é capaz de obter respostas em flash, naturalmente, sem que nenhum esforço seja feito para isso.

E a Mediunidade?

Outro fenômeno natural que acontece com as pessoas é a mediunidade, que vem a ser uma faculdade inerente ao ser humano que permite a percepção ou interação com os espíritos ou o mundo espiritual em um grau maior ou menor, e que pode se desenvolver de variadas formas.

Apesar de ser inerente a todos, não está desenvolvida em todos, e costumamos chamar de médiuns as pessoas onde esta qualidade está mais evidenciada.

Na prática da cartomancia o tipo de mediunidade que mais acontece é a mediunidade intuitiva, e que muito pode confundir as pessoas, pois nesse caso algum ser espiritual pode aproximar-se e trazer alguma sugestão para auxiliar na leitura.

O que não podemos dispensar é o cuidado com o aprimoramento de nosso conhecimento e tirar de nós a responsabilidade que nos cabe, afinal o mundo espiritual não está aqui disponível com hora marcada.

O que podemos fazer para crescer como Cartomantes?

Diria amigos, que esse caminho é pessoal, mas inclui um estudo perseverante dos símbolos, uma vontade constante de aprender e a se renovar nos estudos da técnicas e métodos de jogo, vontade de ajudar e desvendar os mistérios do mundo psico-espiritual do próximo.

Acrescente a isso amor à espiritualidade que nos dá a oportunidade de desenvolver qualidades que já estão em nós, mas podem ser aprimoradas, afinidade com os assuntos ligados ao campo energético, amor a ética e respeito profundo a liberdade de escolha do outro.

A Estrela traz um alerta!

Somos seres espirituais, que podemos transitar nesse Universo místico do próprio Cartomante, do consulente e dos amigos e espíritos com os quais temos afinidades, mas…seja HUMILDE!

Uma Estrela solitária pode ser muito linda, mas um Céu Estrelado é imbatível!

Esse é o espirito do Povo Cigano, caminhamos em Caravana!

Que Sta. Sara seja toda a luz que nos guie!

 

12 comentários:

  1. Querida Sônia, estou IMENSAMENTE feliz por ter encontrado essa riqueza maravilhosa que é seu Blog. Você me deu a luz que eu precisava... Estou apaixonada pelo Baralho Cigano. Já tenho o meu,mas fiquei sem saber como estudá-lo. E, olha, seu Blog é uma verdadeira faculdade virtual. Lhe enviei 2 e-mail's. Tô aguardando seu parecer! rsrs... Passo horas lendo,copiando, estudando por aqui, mas as dúvidas ainda são muitas... Sinto medo de combinar as cartas erradamente... Beijos de Luz pra você!
    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia obrigada!
      Estou atrasada com as respostas. Vou procurar seu email e caso demore, por favor reenvie. Bjs

      Excluir
  2. Obrigada por compartilhar amiga! Bjos no coração!

    ResponderExcluir
  3. Sonia, meu bem,

    O seu posto será falado nas minhas aulas.
    Obrigada por você ter participado da II Mesa Redonda sobre As Cartas Ciganas, obrigada por você ter dado esta palestra com tanta clareza e simplicidade. Obrigada por este post. Obrigada pela sua sabedoria, obrigada pela sua simpatia e generosidade..

    Obrigada, viu?

    Te admiro muito.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia obrigada pelo convite e pela oportunidade de passar um dia tão especial com todos os participantes desse encontro!
      Foi uma honra para mim e uma benção o dia!
      Um bjo carinhoso!

      Excluir
  4. Oi Cigana!
    Adorei a aula sobre a carta 16, como sempre "fez-se a luz"! Obrigada!
    Duas coisas que escreveste me chamaram muito a atenção. A primeira foi: "Mas me conforta saber que nosso Blog vai bem, tem um quê por aqui, que faz as águas rolarem mesmo quando não posso postar como gostaria!" e a segunda: "Uma Estrela solitária pode ser muito linda, mas um Céu Estrelado é imbatível! Esse é o espirito do Povo Cigano, caminhamos em Caravana!". Acho que essas duas frases resumem muito bem o porquê do sucesso do blog. Quando descobri o Tzara da Estrela fiquei muito surpresa, porque nunca tinha encontrado tantas explicações como encontrei aqui e, principalmente, o mais surpreendente foi perceber a generosidade com que tu sempre explicas as coisas e a forma como incentivas o estudo.Pra quem estuda o Baralho Cigano isso é muito importante! Uma coisa que a vida me ensinou é que quanto mais a gente compartilha aquilo que sabe, mais se aprende. Acho que o sucesso do blog se deve a isso!
    Muito obrigada pela ajuda e pelo incentivo!
    Bj,
    Luiza



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bjo querida. Agradeço de coração as palavras tão gentis que deixou aqui!
      Que Sara abençoe seu caminho!

      Excluir
  5. Nada como silenciar e deixar que nossa essência nos guie. Belo post, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ótima explicação! Vez ou outra me pego lendo suas postagens e uma vozinha cigana nopé do ouvido me dizendo as combinações das cartas e seus resultados rs. Com a 16 não foi diferente. Que espaçodeluz maravilhoso é este!
    Jesus continue a iluminando, Sonia!

    http://magiadosciganosdooriente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que ótimo!
      Um bjo querida! muita luz e paz e bons estudos!
      Que Sara cuide de nós!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!