Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ciganos, Devas, Seres de Luz, Santos, todos no meu Altar!

gypsy

Muitos amigos que acompanham o Blog tem interesse na espiritualidade e especialmente nos Ciganos Espirituais, e ao começar a caminhar pelas sendas Ciganas as dúvidas começam a surgir de todos os lados.

Para os que tem interesse em aprofundar os estudos eu deixei uma indicação bibliográfica sobre o assunto.

Já escrevi sobre esse tema aqui no blog e aproveito para disponibilizar a relação de Livros sobre Ciganos e Espiritualidade.

Creio que antes de começar nossa conversa precisamos deixar claro a diferença entre os Ciganos como grupo Cultural-Étnico cuja origem apesar de muito estudada ainda não se encontra 100% esclarecida, seus diferentes grupos espalhados pelo mundo, alguns em boas condições materiais e outros tanto na Europa quanto no Brasil em condições críticas de saúde, educação, sustento material. Quais são seus costumes, tradições e valores? Você pode conhecer mais sobre os Ciganos visitando a página da Embaixada Cigana.

Para quem descobriu a Espiritualidade Cigana a pouco tempo muitas duvidas podem surgir. Como agir, que rituais fazer, que disciplinas seguir, etc.

Então vamos tentar responder algumas perguntas que tenho recebido!

1. Ciganos Espirituais fazem parte de uma Egrégora do Oriente regida por São João Baptista, ao qual se juntam espíritos que foram Ciganos em uma encarnação, ou que com eles conviveram e são apreciadores de sua magia. São um numero grande de espíritos que trabalham em grupos específicos de tarefas pelo bem estar e evolução do ser humano, assim como fazem outros espíritos falangeiros.

001

2.Posso colocar outros Santos e Divindades no  Altar onde cultuo meus Ciganos? Sim, pode, sem problemas, desde que sejam energias positivas que combinem entre si. Os Ciganos absorveram várias culturas e práticas religiosas de outros grupos, e essas energias se positivas, são bem vindas. Alguns Ciganos encarnados são Evangélicos, outros Católicos, a maioria Cristão. Outros grupos misturam práticas mágicas de diversas culturas e seguem as tradições de seus grupos, sempre orientados por uma pessoa mais velha e experiente.

 

3. O que devo fazer se quiser me aproximar mais e mais dos Ciganos Espirituais? Quem faz essa pergunta provavelmente já está de alguma forma direcionado para essa “amizade espiritual”. Se quisermos cultivar uma amizade temos de cuidar dela com carinho e respeito.

Seja através do Jogo com Baralho e outros oráculos ciganos, ou do trabalho espiritual com os espíritos devemos estar atentos e zelosos para fazer nosso trabalho o melhor possível, fazendo a nossa parte com estudos, pesquisas, dedicação, seriedade, ética, humildade, amor e persistência.

A prática da espiritualidade exige muito de nós, seja ela ligada aos Ciganos ou a qualquer tipo de grupo. Muitas pessoas ao buscar a prática com os Ciganos podem se questionar sobre a eficácia dessas sessões, pois são alegres, musicais, dançam, usam roupas coloridas, usam muitos adereços, etc. Não se enganem, Ciganos trabalham com seriedade e competência, essa é sua magia.

Se sentir necessidade procure um grupo sério para trocas de experiências, mas não deixe de ouvir seu coração e seguir sua intuição.

4. Se quiser caminhar junto aos Ciganos lembre-se de andar com os pés descalços, ou seja, com humildade. Cada coisa tem seu tempo, e “poderes psíquicos” não correspondem a evolução espiritual. O pior dos inimigos para quem quer iniciar-se nessa estrada é a vaidade, achar que tem dons especiais, tem potencial divinatório, que sua entidade é melhor que outras, etc. Esse é o ponto de queda do médium, uma lástima e uma vergonha para o Povo Cigano.

5. Se quiser que Sara e Aparecida olhe pra vocês, olhe para elas. São as Mães Divinas protetoras dos Ciganos. Mães Negras, Senhoras da Vida e da magia que socorre aos aflitos e aos sedentos por ajuda. A prática do amor nos torna mais próximos do Divino.

6. Existem muitas práticas de magias que batizamos de Cigana, por virem através dessa cultura, ou diretamente ensinada por algum Cigano. Mas Magia é Magia. Se quiser iniciar-se nessa arte deve estudar e não colocar sua mão de onde não poderá tirar-la depois.

7. Por fim não é obrigatório seguir um caminho iniciático para trabalhar com Ciganos Esírituais, tudo depende de nosso destino, missão espiritual e chamado interno. Quando isso acontece,aturalmente nos dirigimos para locais onde essa iniciação pode ser feita. Na espiritualidade “Menos é mais”, portanto não são os adereços e enfeites que definem a seriedade de um trabalho. Busquem um local sério para desenvolver sua espiritualidade, e enquanto esse tempo não chega, estude, leia, pratique e peça ajuda aos Ciganos do Astral, aqui vale o ditado, quando o discipulo está pronto, o Mestre aparece. Seja um buscador sincero e certamente as portas se abrem, e saiba que por maior que seja o cargo que ocupe na espiritualidade, somos todos simples operários no cumprimento do dever!

Se for de seu interesse clique nas palavras e será direcionado para outros textos que podem interessar:

Altar Cigano, Ciganos Espirituais, Magia Cigana

4 comentários:

  1. Sempre sábia e gentil com as palavras... Mais uma vez obrigada pelas informações preciosas. Você é uma multiplicadora de amor e Luz!Namastê!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Sonia..leio seu blog com muita alegria, por que percebo muitas afinidades com meu pensamento. Ultimamente tenho me dedicado ao estudo sobre os guias ciganos e gostaria que voce me indicasse se fosse possível um livro que possa ajudar-me a compreender um pouco mais sobre essa linha de trabalho. No momento frequento uma casa espírita, mas, sem compromisso maiores, vou em busca do conhecimento. Acredito que com o tempo irei saber onde realmente poderei desenvolver e aplicar o que aprendo. Minha intuição diz que um dia irei necessitar de um trabalho mais pro âmbito caritativo. No altar que montei em casa sinto cada dia mais a presença revigorante dos ciganos e pergunto a voce se por acaso vier a incorporação. como devo proceder? agradeço-lhe desde já abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Teresa, veja esse post! Bjs
    http://tzaradaestrela.blogspot.com.br/2013/06/livros-sobre-ciganos-espiritualidade.html

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!