Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Foice e Chicote

book-cover-textures

Olá pessoal, tudo bem?

Recebi uma mensagem com algumas dúvidas em relação a estas duas cartas. De fato são cartas que tem um apelo psicológico forte, e sua forma de atuar chegam a ser em alguns casos extrema. Esse fator “emotivo e dramático” destes Arcanos podem ser um item a mais para dificultar a leitura dessas cartas.

Uso um método de leitura que me facilita a dinâmica da interpretação, a leitura segue a regra de qualquer leitura ocidental, faço a leitura da esquerda para direita, e nesta sequencia podemos considerar que a carta que vem primeiro afeta a próxima carta positivamente ou negativamente.

A Foice define-se por alguns atributos: Corte, rompimento, separação, acidente, procedimento cirúrgico,biópsia, ferramenta de corte, emergências, lesão, etc.

O Chicote relaciona-se a palavra proferida, magia, agressividade física ou verbal, ritmo forte, disputas, domínio, raiva, violência, sexualidade, intensidade, tortura, disputas, tensão, discórdia, punir.

Atualmente temos uma diversidade de Baralhos Lenormand, uns com a foice virada para direita, outros para esquerda, chicotes somente ou chicotes e vassoura, além das diferenças de interpretação entre as Escolas Brasileira e Europeia (Essa é a escola que sigo), por isso mantenho como regra para minhas leituras interpretar as cartas da esquerda para direita, como na leitura de uma frase, já que uso baralhos de diferentes procedências.

Antes de pensarmos se essas emblemáticas cartas são boas ou não precisamos ver qual o Arcano que a antecede ou a segue, assim teremos uma leitura mais precisa.

Vamos pensar “Juntos”: a Foice é rápida e corta, pode ser um golpe. Se temos uma carta que a antecede, essa energia é capturada pela rapidez da Foice e acontece mais rápido.

Se a Foice vem primeiro sua energia vem com toda intensidade cortando ou reduzindo a energia da carta que a segue. 

foice

Se estivéssemos falando de um trabalho de magia e saíssem as duas cartas Chicote e Foice, poderíamos dizer que esse trabalho foi feito e sua intensidade é grande a ponto de causar danos a alguém.

Se as cartas fossem Foice e Chicote diríamos que alguma magia que porventura foi lançada perdeu sua força ou foi completamente anulada.

Devemos lembrar que a isso acrescentamos nossa intuição e precisamos estar atentos ao contexto mais global do jogo.

Nossa Mestra Odete Lopes Pinto escreveu um dos melhores texto que li sobre a técnica de leitura da carta 10/Foice, recomendo a leitura em seu Blog: http://segredosdopetitlenormand.blogspot.ch/2013/11/ummenbro-do-meu-grupo-de-estudos-me.html.

Uma das formas como uso essas duas cartas refere-se ao elemento mágico que o simbolismo deste Arcanos trazem como carga energética. Situações que desejamos cortar podem ser alcançadas escrevendo sobre a Carta 10 aquilo que desejamos retirar de nosso caminho.

A Carta 11 Chicote também pode ser usada para resgatar a “magia” do jogo, especialmente depois que o Cartomante abandona a prática por falta de dedicação, empenho, etc

Amigos, desejo a todos muito boa sorte!

Magia é coisa séria, use com sabedoria e prudência. A Espiritualidade não é um supermercado de futilidades!

Que Sta Sara nos abençoe e as Manouches do Astral conduza meus passos!

Bjkas,

Sonia Boechat Salema

17 comentários:

  1. Olá Sônia! Adoro o seu blog! No meu baralho a foice tem a ponta voltada para o lado esquerdo. Neste caso ela corta a carta que vem antes? Grata, bjs de luz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, Obrigada!
      Pela necessidade de pesquisar eu tenho vários baralhos, meu ultimo deck de trabalho foi o Mellissa, nele a foice é voltada para a esquerda. Agora estou usando o Esmeralda e tb tem a lamina apontando para a esquerda. A Tecnica diz que a ponta da foice corta, ou fere na direção em que aponta, inclusive no livreto do Esmeralda a autora Karla Souza fala sobre isso. Eu particularmente tenho dentro de mim as imagens do Blue Owl, e mesmo usando outros decks minha leitura é feita da direita para esquerda, como na leitura de uma frase.Para mim foi um código estabelecido pelo primeiro Lenormand que usei. Se quiser seguir corretamente a tecnica leia para onde a ponta se direciona, ok? Bjkas

      Excluir
  2. Amei seu texto!!!!! Muito bem colocado.

    ResponderExcluir
  3. Sônia, e quando a foice vem por ultimo? Tiramos uma carta a mais, ou ela cortará o que veio antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Boa Noite.

      Permita-me responder..

      Pelo que Sônia explicou no texto, quando a Foice vem por último, ela acelera o 'conceito padrão' da carta que vem antes. Nesse sentido, não há a necessidade de tirar outra carta. Mas, em todo caso, siga sempre a sua intuição.

      Beijos.

      Excluir
    2. Oi Carol, existem muitos métodos de jogo diferentes. Se a Foice cai por ultimo numa mesa real 10 na casa 36, ele minimiza as dificuldades ou reduz algum tipo de sofrimento ou karma, se vc lê combinando as extremidades da mesa real jpá dará outro sentido, pois ela será a combinação da 1ª e ultima. Se vc está em jogos pequenos, tres cartas, 5, 7 cartas, deve observar se fará a leitura por conjunto ou por pares. Exempo: 1/2 (3) 4/5 nesse caso se a quinta carta for a foice ela sofre influencia da anterior, acelerando seu corte. Mas o conjunto tb precisa ser considerado, ok? Bjs

      Excluir
    3. Oi Sonia e Keu

      Em uma tiragem de hj sobre o que o um cara queria me comunicar (pois sempre aparece "a carta" nas minhas tiragens) saiu:

      casa-cigana-foice

      o que a foice estaria acelerando, ja que a carta anterior é a cigana?

      Agradeço ja pela ajuda!
      Nati

      Excluir
    4. Olá Nati!
      O Blog do Kêu Salvador é http://www.acartabranca.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Sônia querida,
    Boa noite.

    Como sempre, você tão generosa.
    A foice e O chicote são realmente cartas que assustam um pouco. Eu demorei para aprender que nem sempre a foice corta, e que nem sempre o chicote é uma briga.

    Já vi a foice anunciando um procedimento cirúrgico para minha mãe, e já vi o chicote apontando força de vontade como personalidade.

    Muito obrigado pelo compartilhamento de seu conhecimento.

    Se cuida, tá?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido! estou me cuidando!
      Um bjo e mto axé!

      Excluir
  5. então, amei, mas tenho duvidas, a pergunta do consulente, é se o rapaz vai procurar , saiu a sequencia xicote, caminhos, torre, casa, foice, aliança, cegonha e coração, a foice indica que ele corta os laços de familia ..e acelera a uniao..estou errada?
    abraços De´bora

    ResponderExcluir
  6. Oi Sonia.Estou adorando seu blog, pedi uma orientação geral e saiu as cartas 10 e 11. Entendi que trata-se de um corte, algo ruim que estava por vir, ser que isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Foide corta o chicote, ou seja corta um conflito, um agressividade, ou brigas, etc.

      Excluir
  7. Olá, boa tarde, como interpretar a foice cercada por cartas positivas? Por exemplo, o jogo foi de 3 cartas com a foice no meio(a foice aponta para esquerda), ou seja, buque + foice + coração. A foice então corta a felicidade, mas acelera o sentimento? Adorei o blog, muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sei qual foi o contexto da pergunta. Isso altera a forma de interpretar. Mas lendo friamente, diria que as pessoa encontra-se num momento muito emotivo, e pode se machucar. Talvez confunda os sinais que chegam, interpretando por amor, um sentimento menor.

      Excluir
    2. obrigada pela resposta!! :)

      Excluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!